Skip to main content

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, em circular, que suspendeu novos pedidos de financiamento de mais três linhas ligadas ao Plano Safra 2021/22. Desta vez, as linhas suspensas, e que contam com juros subsidiados, são Pronaf Custeio – exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 4,5% ao ano -; do Programa ABC (agricultura de baixo carbono), exclusivamente para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano, e, finalmente, do Pronamp Investimento (linha voltada ao médio produtor rural). A justificativa para a suspensão é "o nível de comprometimento dos recursos disponíveis" para os aludidos programas.

(Foto: (Divulgação/BNDES))

 

Desde que o ano-safra se iniciou, em 1º de julho, o BNDES vem cancelando novos pedidos de crédito para várias linhas, sob o mesmo argumento de esgotamento de recursos. No dia 19 de agosto, o banco de fomento havia cancelado novos pedidos de crédito para o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro); o do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA); o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) para operações de custeio e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Investimento).

saiba mais

Superávit da balança comercial do agronegócio paulista cresce 11,9% até julho

Contratação do crédito rural cresce 36% em dois meses do Plano Safra 2021/22

 

Em 27 de julho, o BNDES também soltou circular proibindo novos pedidos de financiamento na linha PCA, no caso, "para operações com taxa de juros prefixada de até 7% ao ano". E, em 10 de agosto, o bloqueio ocorreu na linha Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop). Em todos os casos, por causa do esgotamento de recursos. Até o momento, não houve nenhuma circular por parte do banco que autorize a retomada dos pedidos.
Source: Rural

Leave a Reply