Skip to main content

Termina nesta quinta-feira (2/9), em Decatur, Illinois, a Farm Progress Show, uma das maiores e mais importantes feiras agrícolas do mundo. Inspiradora do formato inicial da Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), de mostrar as máquinas agrícolas em ação, a Farm marca o reencontro de agricultores americanos e indústria agrícola após quase um ano e meio de paralisação das feiras por causa da Covid. Sem limitação de público, a organização espera fechar os três dias com um total de 150 mil visitantes.

No retorno da Farm Progress Show, expectativa dos organizadores é de receber 150 mil visitantes no evento, que termina nesta quinta-feira (2/9) (Foto: Joana Colussi)

 

O evento, realizado há 68 anos, foi cancelado no ano passado e, neste ano, realizado seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19 definidos no Estado de Illinois, que obrigam o uso de máscaras apenas em ambientes fechados e dispensam distanciamento e apresentação de comprovante de vacinação.

As áreas de exposição e demonstração somam 180 hectares. Cerca de 600 expositores participam da feira neste ano. Segundo os organizadores, a Farm Show é comparável a uma caminhada por um grande shopping center, com empresas agrícolas exibindo novos produtos para agricultores interessados em renovar suas máquinas. As áreas de demonstração do funcionamento de máquinas são as que recebem mais visitantes.

saiba mais

Expointer vai ter raça de bovinos estreante em feiras no Brasil

Rizicultores do Rio Grande do Sul participarão de feira no México

 

A jornalista brasileira Joana Colussi, que está participando da Farm neste ano como pesquisadora da Universidade de Illinois, diz que, como a maior parte da feira é a céu aberto, poucas pessoas usam máscaras. Segundo ela, há um grande otimismo entre os produtores e expositores. “O otimismo se explica por causa das boas condições das lavouras que começam a ser colhidas em 15 dias e pela valorização dos preços da soja e do milho.”

Ela conta que os visitantes estrangeiros, especialmente os produtores brasileiros, estão fazendo falta na Farm deste ano. “Em anos normais, vinham para cá centenas de brasileiros, muitos viajando a convite de empresas, e agora o pavilhão internacional está praticamente vazio devido às restrições da Covid.” 

No Brasil, a volta das grandes feiras do agro presenciais está marcada para o próximo sábado, dia 4/9, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A 44ª Expointer vai até o dia 12 no Parque de Exposições Assis Brasil, seguindo protocolos sanitários estabelecidos pelo governo gaúcho. A organização vai exigir teste negativo de Covid de expositores e trabalhadores do evento, mas os visitantes, com limite de 15 mil pessoas por dia, não precisam apresentar teste nem comprovante de vacinação.
Source: Rural

Leave a Reply