Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (1/9)

Alerta na carne bovina

 

(Foto: Divulgação)

 

A Secretaria de Agricultura de Minas Gerais e o Ministério da Agricultura estão investigando um possível caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como mal da vaca louca, doença neurológica que costuma ocorrer em animais de idade avançada. Segundo informações apuradas por Globo Rural, auditores fiscais agropecuários identificaram comportamento suspeito durante inspeções pré-abate, iniciando a investigação.

PIB do segundo trimestre

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Desempenhos fracos da indústria e da agropecuária ofuscaram a força de serviços e a economia brasileira registrou leve queda no segundo trimestre deste ano, perdendo força em relação ao início de 2021 e estabilizando-se depois de três trimestres seguidos de crescimento. Entre abril e junho, o Produto Interno Bruto brasileiro registrou queda de 0,1%, mostrando perda de força depois de uma expansão de 1,2% no primeiro trimestre. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Café e PIB

(Foto: Pixabay)

 

Com a estiagem histórica no Centro-Sul do País e as revisões para baixo nas projeções de produção na safra agrícola de 2021, já era esperada a queda de 2,8% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no segundo trimestre ante o primeiro deste ano, como informou mais cedo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas, segundo o órgão, especificidades do cultivo do café pesaram mais do que a crise hídrica.

Banco Central e PIB

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O comportamento da economia no segundo trimestre veio dentro da expectativa do Banco Central, afirmou nesta quarta-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Netos, pontuando que o mercado tem sido mais volátil em suas previsões e que deverá revisar para baixo suas projeções para o ano. Ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, ele voltou a dizer que o BC irá atuar para debelar a inflação com ajustes na Selic. E reiterou que o quadro fiscal brasileiro está expressivamente melhor que o calculado meses atrás.

Transporte hidroviário

(Foto: Marco Aurélio Esparzia/Creative Commons)

 

A Hidrovias do Brasil informou nesta quarta-feira que a navegação continuará de forma restritiva no Corredor Sul em setembro, devido à baixa dos rios pela seca, e destacou que seguirá atuando para "evitar uma parada plena da operação na região mais crítica". O anúncio ocorreu após o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) dizer que algumas empresas que realizam transportes por meio da hidrovia Tietê-Paraná decidiram interromper as atividades no local a partir do último final de semana.

Safra de soja

(Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

A consultoria StoneX manteve nesta quarta-feira suas estimativas de crescimento na produção de soja e da primeira safra de milho 2021/2022 do Brasil, mas fez um novo corte na projeção para o cereal da "safrinha" atual, que está sendo colhida após graves problemas climáticos, pressionando a expectativa de exportações. A produção brasileira de soja deve alcançar o recorde de 143,3 milhões de toneladas, versus 135,5 milhões de toneladas em 2020/2021, disse a consultoria em nota, citando a importância das condições climáticas para o plantio que está perto de começar.

Exportações de grãos

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O Brasil deve fechar agosto com exportações de 5,785 milhões de toneladas de soja em agosto, estimou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), com um ajuste para baixo ante a projeção de 5,986 milhões de toneladas dada na semana anterior. Entretanto, o volume deve representar um crescimento na comparação com as 5,574 milhões de toneladas de agosto do ano passado, mostraram os dados.

Comercialização

(Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

 

Produtores de soja no Brasil estão segurando vendas, pois acreditam que os preços podem subir ainda mais em meio ao aperto da oferta global, disseram corretores, compradores e vendedores no país, o maior produtor e exportador mundial da oleaginosa. Outra razão para o "entesouramento" da produção é o temor de que o fenômeno climático La Niña possa limitar a próxima safra da América do Sul, segundo produtores e corretores. Eles também citaram o aumento das tensões políticas domésticas, que poderiam enfraquecer o real nos próximos meses e justificar vendas em um momento futuro.

Preço do leite

(Foto: Getty Images)

 

Mesmo com a demanda fraca e resultados negativos do mercado de lácteos em julho, a indústria não conseguiu impor queda de preços no campo, apontou pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). O clima adverso e as recentes geadas intensificaram a restrição de oferta entre julho e agosto, aumentando a insegurança em relação aos volumes de captação. O cenário, segundo os pesquisadores, acirrou a competição pela compra de matéria-prima, mantendo o movimento de valorização no campo.

Educação na zona rural

 

Edição de setembro traz como destaque a defasagem de jovens nas zonas rurais sem conexão à internet (Foto: Globo Rural/Estúdio de Arte)

 

A edição de setembro da Revista Globo Rural chega às bancas, ao site e ao aplicativo Globo+ trazendo como destaque uma pesquisa que revela que, na pandemia, mais da metade dos estudantes que frequentam escola públicas rurais tem vontade de abandonar os estudos.
Source: Rural

Leave a Reply