Skip to main content

Aumento de área para plantio de commodities, pastagens degradadas e uso exacerbado da água fazem do agro o vilão da redução de disponibilidade hídrica no Brasil. De acordo com recente estudo do MapBiomas, da década de 90 até os dias de hoje, o País perdeu quase 16% da água doce do território nacional.

A questão é que o mesmo agro pode ser prejudicado, à medida que as mudanças climáticas avançam e desregulam as chuvas tão necessárias à agropecuária. É seca demais ou chuva demais, e nenhum dos extremos faz bem às lavouras.

saiba mais

Brasil perde quase 16% do volume de água desde 1990 e Mato Grosso do Sul é Estado mais crítico

 

Na foto, baível baixo dos rios no Pantanal alertam para crise hídrica e consequências às comunidades locais; bioma é conhecido por sua superfície alagada (Foto: Felipe Yatabe/Ed.Globo)

 

Para falar sobre a relação do agronegócio com a redução da água no Brasil, a repórter Mariana Grilli conversa com Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, responsável pelo estudo. Para ouvir a conversa, que também conta com trecho de Paulo Artaxo, membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Para ouvir, clique no player abaixo ou procure por 'Palavra do Campo' no Spotify, iTunes, Google Podcasts, entre outras plataformas de streaming.

saiba mais

Agro não precisa invadir terra indígena para crescer, diz presidente da Abag

 

Este episódio faz parte do Um Só Planeta, maior movimento editorial em prol da sustentabilidade. Afinal, não existe Planeta B! Se quiser saber ainda mais sobre a relação entre água e agro, confira o episódio anterior, sobre autorização do uso do recurso hídrico.

Source: Rural

Leave a Reply