Skip to main content

A adoção de sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA), caraterizados pela rotação de pastagens para gado (de leite e de corte) e cultivos de grãos, tem se tornado de grande relevância por viabiliza a utilização da área o ano inteiro.

A pastagem remanescente da colheita dos grãos atua como fonte de alimento para ruminantes, trazendo benefícios como cobertura do solo, proteção contra erosões, lixiviações, ciclagem de nutrientes e formação da palhada para o sistema de plantio direto (SPD).

 

Segundo os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Embrapa Cerrados, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Arroz e Feijão, a definição é a seguinte: “Integração lavoura-pecuária (ILP) consiste em sistemas produtivos de grãos, carne, leite, lã, e outros, realizados na mesma área, em plantio simultâneo, sequencial ou rotacionado, em que se objetiva maximizar a utilização, os ciclos biológicos das plantas, animais e seus respectivos resíduos, aproveitar efeitos residuais de corretivos e fertilizantes, minimizar e otimizar a utilização de agroquímicos, aumentar a eficiência no uso de máquinas, equipamentos e mão-de-obra, gerar emprego e renda, melhorar as condições sociais no meio rural, diminuir impactos ao meio ambiente, visando a sustentabilidade”.

Nos últimos anos, tem-se notado que produtores que utilizam esses SIPAs valorizam os resíduos das culturas, que promovem a ciclagem de nutrientes e melhoria do solo, além de reduzir os custos de produção, mantendo níveis de produtividade elevados e ainda produzem inúmeros serviços ambientais, aumentando a eficiência no uso dos recursos naturais.

saiba mais

Sistemas integrados podem reter até 8 toneladas de carbono por hectare

ILPF pode levar pecuária do Matopiba a superar a do Centro-oeste

 

 

Como alternativa para recuperação das pastagens degradadas ou rotação de culturas em áreas com SPD com fertilidade do solo corrigida, iniciou-se o consórcio de culturas graníferas (milho, sorgo, milheto, arroz e soja) com forrageiras tropicais, principalmente do gênero Urochloa, como a Brachiaria.

A associação entre essas culturas tem como objetivo produzir grãos e formar pastagem de alta qualidade nutricional, bem como palhada para o plantio direto. Sistemas de consórcio entre espécies vegetais que apresentam diferentes arquiteturas de plantas e distintos padrões de crescimento do sistema radicular podem melhorar o aproveitamento dos recursos do meio (água, luz e nutrientes), proporcionando maior acúmulo de massa por área em um determinado tempo. Tal técnica antecipa a formação da pastagem para pastejo.

Leia mais análises e opiniões no Vozes do Agro

O consórcio é estabelecido anualmente, podendo ser implantado simultaneamente à semeadura da cultura anual, ou cerca de 10 a 20 dias após a sua emergência. O conhecimento do comportamento das espécies evita que a competição entre elas inviabilize o cultivo associado. Tal sistema tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores, que – majoritariamente – relatam que a presença da forrageira não afetou a produtividade de grãos de milho.

A prática da ensilagem, utilizando culturas de grãos consorciadas com espécies forrageiras tropicais na ILP é relativamente recente. A silagem de milho é amplamente utilizada para a produção animal como um volumoso de grande valor nutritivo, porém apresenta algumas limitações, principalmente no que se refere ao teor de proteína, que é baixo para suprir as exigências da criação. Por isso há necessidade de buscar outras fontes que elevem o teor de proteína das dietas.

A leguminosa, na forma de forragem consorciada com o milho, é uma alternativa viável para elevar o teor de proteína da silagem para a alimentação animal em períodos críticos de disponibilidade de forragem (período seco do ano)

Vinicius Carreteiro Gomes

A inclusão de uma leguminosa no sistema integrado tem chamado à atenção dos produtores, uma vez que suas raízes fixam nitrogênio no solo. Com isso, o milho se desenvolve melhor, aumentando a massa de forragem na silagem e também a produtividade e qualidade dos grãos.

A leguminosa, na forma de forragem consorciada com o milho, é uma alternativa viável para elevar o teor de proteína da silagem para a alimentação animal em períodos críticos de disponibilidade de forragem (período seco do ano).

Leia mais notícias sobre Agricultura

Com o aumento da proteína deste volumoso, pode-se diminuir o uso de fontes proteicas (como o farelo de soja) nos concentrados e nas rações, reduzindo assim o custo final da dieta, que é considerado o mais oneroso da produção animal.

A Mosaic Fertilizantes conta com uma linha especialmente desenvolvida para a nutrição da pastagem e também para culturas voltadas à silagem. O MPasto tem um portfólio de fórmulas bem ampla e disponível no Brasil inteiro para atender ao pecuarista que quer ter resultados da colheita da silagem e alto rendimento da pastagem fazendo assim com que o rebanho fique mais pesado e produtivo.

*Vinicius Carreteiro Gomes é especialista em Desenvolvimento de Mercado na Mosaic Fertilizantes e doutor em zootecnia.

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da Revista Globo Rural.

saiba mais

Alta no preço do milho impulsiona integração lavoura-pecuária no Brasil

Startups apostam em ILPF para ampliar mercados na onda da produção sustentável

 
Source: Rural

Leave a Reply