Skip to main content

A recepção e inspeção dos animais de argola (de exposição) participantes da 44ª Expointer começam nesta segunda-feira (30/8) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Ao todo, a feira vai contar com 4.057 animais, sendo 2.825 de argola e 1.232 rústicos. A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, estará presente na abertura do portão 8, onde ocorre o desembarque dos animais. “Este ato representará a concretização desta Expointer”, afirma Silvana.

Animais que participam da Expointer são inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (Foto: Fernando Dias/SEAPDR/Divulgação)

 

Após a abertura do portão, a partir das 8h, os animais de argola poderão entrar no parque todos os dias entre 8h e 22h até 4 de setembro, primeiro dia da feira. Os animais de provas e os rústicos inscritos na Expointer poderão ingressar durante todo o período do evento.

Os expositores e funcionários das cabañas e fazendas que acompanharão os animais passarão por triagem feita por equipe de saúde e que terão que apresentar o exame RT-PCR ou antígeno negativo ou não detectável para Covid-19 para acessarem o parque.

saiba mais

Começa venda online de ingressos para a Expointer

Expointer não exigirá que visitantes comprovem ter se vacinado contra Covid-19

 

Todos os animais que participam da Expointer são inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial. Em torno de 100 profissionais, entre veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas, estarão envolvidos na recepção sanitária, emissão de documentos e oficialização de julgamentos, entre outras tarefas. 

“Quanto às exigências sanitárias, todos os animais devem estar acompanhados de Guia de Trânsito Animal (GTA), demais documentos zoosanitários, como exames e atestados conforme a espécie e categoria animal, devem estar na validade, além de portar atestado emitido por médico veterinário garantindo as boas condições sanitárias dos animais”, lembra o médico veterinário Paulo Coelho de Souza, chefe do Serviço de Exposições e Feiras da SEAPDR.

Leia mais notícias sobre Feiras

Segundo Souza, todos animais devem apresentar o registro genealógico na entrada, não podem apresentar sintomatologia compatível com doenças infectocontagiosas ou parasitárias, ou presença de ectoparasitas.

Entre as outras recomendações previstas no Regulamento da Expointer, estão que os resultados de testes diagnósticos, exames laboratoriais e atestados de vacinação para os animais não podem ter seu prazo de validade expirado antes de 12 de setembro de 2021.

saiba mais

Feira da agricultura familiar na Expointer terá 210 estandes e expositores de quatro Estados

Ministra recebe reivindicações do agro gaúcho e confirma presença na Expointer

 

 
Source: Rural

Leave a Reply