Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (27/8)

Plano Safra

Ministério da Agricultura (Foto: Mapa/Divulgação)

 

O governo federal estuda remanejar os recursos ofertados entre as linhas de crédito rural do Plano Safra 2021/22, em razão da alta procura dos produtores rurais e das cooperativas agropecuárias por programas de investimento, informou o Ministério da Agricultura em nota nesta sexta-feira.

Armazenagem

(Foto: Divulgação/Kepler Weber)

 

A Kepler Weber, empresa líder no Brasil na produção de silos para grãos, vê grande oportunidade de negócios no país, que terá um déficit de armazenagem de mais de 100 milhões de toneladas no ano que vem, caso se confirme a expectativa de safra recorde em 2021/22. A projeção de déficit considera a perspectiva de uma safra recorde de 297 milhões de toneladas e uma capacidade de armazenagem de 183 milhões de toneladas, conforme números apresentados pelo presidente-executivo da Kepler, Piero Abbondi, durante evento para investidores.

Laranja

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O acompanhamento de mercado feito pelos pesquisadores da unidade de Hortifruti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) constatou que a demanda por laranja esteve desaquecida ao longo desta semana por causa dos altos preços da fruta e a menor qualidade (predominância de laranjas miúdas e murchas). Mesmo assim, dizem eles, os preços subiram, sustentados pela baixa  oferta. O levantamento do Hortifruti/Cepea mostra que na parcial desta semana (até quinta-feira), a média da laranja pera ficou em R$ 41,00/cx de 40,8 kg, na árvore, leve avanço de 0,6% frente à semana anterior.

Frango

(Foto: Globo Rural)

 

As valorizações do frango vivo vêm garantindo a recuperação no poder de compra do avicultor frente aos principais insumos da atividade: milho e farelo de soja. A afirmação é dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Segundo eles, a demanda aquecida pela carne de frango, tanto do mercado interno quanto do externo, faz com que vendedores elevem os preços, “até mesmo para garantir uma margem, uma vez que os custos de produção estão bastante elevados”.

Preço ao produtor

Produtor rural (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/Divulgação)

 

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) do Brasil acelerou a alta a 1,94% em julho, de 1,29% em junho, marcando a taxa mais alta dos últimos três meses. Os dados informados nesta sexta-feira (27/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a inflação ao consumidor passou a acumular em 12 meses taxa de 35,08%, entre os quatro maiores da série iniciada em dezembro de 2014.

Suinocultura na China

(Foto: REUTERS/Jordan Gale)

 

A produção de suínos da China deverá cair 5% em 2022, devido a preços baixos e surtos de doenças em 2021, que levaram a abates significativos e atrasos na reconstrução do plantel, estimou especialista do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês). A produção de carne suína chinesa, por sua vez, diminuirá 14% no próximo ano, à medida que menos suínos chegam ao mercado e as políticas governamentais destinadas a limitar as flutuações de preço inadvertidamente afetam a expansão do setor.

Chuva no Brasil

 

(Foto: Thinkstock)

 

Importantes regiões agrícolas do Brasil, cujos cultivos têm sido afetados por condições climáticas desfavoráveis neste ano, deverão registrar chuvas e ver a umidade do solo melhorar nos próximos dias. Segundo a empresa Geosys Brasil, dados do modelo europeu indicam chuvas acima da média para partes de São Paulo e Paraná, além de áreas em Minas Gerais e do Centro-Oeste. Por outro lado, grande parte do Paraná – maior produtor de trigo do país – seguirá com precipitações abaixo da média.

Furacão Ida

mapa-furacao-ida-27082021 (Foto: Reprodução/National Hurricane Center-EUA)

 

A tempestade tropical Ida ganhou força e se transformou em furacão, nesta sexta-feira no período da tarde, e pode atingir a Louisiana, nos Estados Unidos, na noite de domingo, enquanto as autoridades ao longo da Costa do Golfo se preparam para ventos fortes e chuvas fortes. O governador da Louisiana, John Bel Edwards, declarou estado de emergência, e os líderes em Nova Orleans emitiram ordens de evacuação obrigatória para as pessoas que vivem fora do sistema de diques da cidade.

Meteorologia no celular

(Foto: Reprodução)

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou o sistema Agromet, que irá fornecer informações precisas e atualizadas aos produtores rurais sobre previsão de tempo em sua localidade e diferenciadas por produção. Por meio de um portal e um aplicativo (Android e IOS), será possível acessar um mapa navegável de previsão de chuva, temperatura e umidade para os próximos sete dias.

ESG na cana-de-açúcar

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

O setor sucroenergético está um passo à frente de outros setores do agronegócio em ESG, sigla em inglês que reúne a adoção de boas práticas ambientais, de governança e sociais no mundo corporativo. A afirmação foi feita pelo professor Gonçalo Pereira, coordenador do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Unicamp, na live “As boas práticas ambientais como alicerce do ESG”, promovida nesta sexta-feira (27/8) pela Globo Rural, que teve a participação também de Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, e  Bertholdino Teixeira Junior, conselheiro da União Nacional da Bioenergia (Udop).
Source: Rural

Leave a Reply