Skip to main content

A Embrapa Gado de Leite lançou nesta sexta-feira (27/8), em live direto de Juiz de Fora (MG), o hub Silo Inovação Aberta, fruto de uma parceria público-privada entre a Embrapa e grandes empresas como a Microsoft, Tim, Nestlé, Belgo Bekaert e IS Brasil.

O objetivo do hub, que também tem parceria com a aceleradora de startups Neo Ventures, é inaugurar uma nova fronteira na pesquisa científica da cadeia produtiva leiteira. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) participa como apoiadora do hub, que vai funcionar num prédio de 1.400 m2 na sede da entidade.

Pecuária leiteira (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

“Nenhuma grande empresa faz inovação hoje em dia. Uma grande empresa tem tantos controles que ela mata a inovação. Por isso, ela tem que contratar jovens que pensam fora da caixa”, justificou Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, que comandou a live.

A unidade mineira já tem um histórico de fomentar a inovação na cadeia leiteira por meio do Ideas for Milk, um desafio de startups que dá oportunidade a jovens empreendedores de apresentar suas ideias para atrair investimentos de grandes empresas que valorizam a inovação.

saiba mais

Concurso no RS incentiva crianças a adotar e cuidar de uma terneira

Cubo Itaú lança hub para conectar agtechs com empresas e fundos de investimentos

 

O evento anual, realizado desde 2016, reúne estudantes, grandes empresas, startups e financiadores. Martins conta que a proposta de implantar o silo nasceu justamente durante o Ideas For Milk de 2020.

Segundo o chefe-geral, o hub de inovação vai permitir uma conexão mais direta das startups com empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, com a aceleradora, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite, além das melhores universidades brasileiras. Já estão inscritas oficialmente oito universidades. O hub está aberto para novas participações tanto de universidades como de empresas.

Leia mais notícias sobre Leite

“Um dos exemplos de aplicabilidade do Silo é o da Nestlé do Brasil. A organização tem o compromisso global de neutralizar as emissões de carbono de suas operações até 2050. Como a Nestlé vai levar seus produtos para a casa das pessoas emitindo carbono zero? As startups estão aí para encontrar essas soluções e o Silo é a grande ponte entre as partes”, disse Martins, lembrando que a multinacional é uma das parceiras também no Ideas For Milk.

Na live, também foram apresentadas inovações feitas no Campo Experimental de Coronel Pacheco, que fica a cerca de 30 km da sede da Embrapa Gado de Leite. As instalações no estilo fazenda 4.0 permitirão ao complexo abrigar os instrumentos necessários para os trabalhos de pesquisa do hub.

saiba mais

Seca e aumento nos custos de produção impulsionam preço do leite no campo

Conheça Ruivinha, a primeira vaca entre 200 mil a ter nota máxima em excelência

 

A principal novidade é a conectividade permitida pelas quatro infovias de cabos de fibra ótica, que cortam todo o Campo Experimental, em um total de 9 km, cujos sinais alcançam todas as áreas de experimentos por meio de antenas de wireless. Técnicos da unidade testaram o sistema na live falando de diversos pontos do complexo sem travamentos ou interrupções no sinal.

Também foram inauguradas as placas fotovoltaicas, parceria com a IS Brasil, que vão garantir a energia necessária para o funcionamento do primeiro compost barn (tipo de alojamento para gado leiteiro) instalado em ambiente de pesquisa do país, e a primeira cerca de biosseguridade em produção de leite, fixada no entorno do composto, num total de 650 metros de cerca doados pela Belgo.

Leia mais notícias sobre Tecnologia
Source: Rural

Leave a Reply