Skip to main content

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, passou a ser responsável pela fiscalização e reinspeção para autorizar a circulação em território nacional de matérias-primas e produtos de origem animal comestíveis importados.

A mudança passou a valer no dia 18 de agosto, informou o governo. Antes desta data, o Vigiagro só fazia a fiscalização, enquanto a reinspeção, para que os produtos fossem liberados para venda, eram de responsabilidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Fiscalização agropecuária em aeroporto (Foto: Mapa/Divulgação)

 

“As mudanças das atividades de reinspeção de produtos de origem animal para a zona primária reforçam os controles de importação de produtos de origem animal”, destaca a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

Segundo ela, a medida desburocratiza e agiliza os processos de liberação dos carregamentos de produtos de origem animal importados ao comércio, o que resulta em ganhos para iniciativa privada quanto para o setor público. 

saiba mais

Auditores alertam para “colapso iminente” na vigilância agropecuária

Governo reforça fiscalização em aeroporto para evitar entrada de peste suína africana

 

“O fluxo, fiscalização das cargas de produtos comestíveis pelo Vigiagro e redirecionamento para reinspeção ao SIF aumentava o tempo de liberação dos produtos. Agora, após os procedimentos regulares de reinspeção os produtos aprovados já poderão ter seu trânsito e comercialização autorizados”, explica Viana.

Mudanças na prática

A reinspeção somente poderá ser realizada por equipe de fiscalização do Vigiagro nos recintos habilitados para a reinspeção de produtos de origem animal.  A indicação do SIF para reinspeção será necessária apenas para produtos reimportados.

Leia mais notícias sobre Agricultura

A reinspeção de produtos conservados sob refrigeração ocorrerá exclusivamente em ambientes climatizados que preservem as condições sanitárias dos produtos.

Os procedimentos poderão ser realizados de três formas: conferência física, conferência física e exame físico do produto, ou conferência física, exame físico do produto e coleta de amostras. A definição dos níveis ocorrerá por análise de risco e considerará o tipo de produto, o país de procedência e o histórico de notificações do fabricante.

saiba mais

Vigilância Agropecuária federal recebe o reforço de dois cães

Ministério da Agricultura e PF deflagram operação contra fraude na exportação

 

Nos carregamentos que contenham mais de uma licença de importação vinculada e que tenham sido parametrizadas para diferentes níveis de reinspeção, será adotado o nível mais completo para a carga como um todo.

As licenças de importação (LI) que tenham sido autorizadas até o dia 17 de agosto seguirão válidas por 90 dias, contados a partir da data de emissão do parecer. Após esse prazo, será necessário protocolar LI substitutiva, de acordo com os procedimentos previstos.
Source: Rural

Leave a Reply