Skip to main content

A Peste Suína Africana, erradicada no país desde a década de 1980, voltou à pauta do setor produtivo como um alerta para toda a América Latina. Embora seja em uma ilha, o recente foco identificado na República Dominicana mostra que a atenção total à prevenção é um ponto crucial para que a enfermidade não avance no continente.

No Brasil, a suinocultura está em estágio avançado em relação à defesa agropecuária. Mas o engajamento de todos para a preservação do status do país como livre da enfermidade é fundamental.

 

Em primeiro lugar, é preciso deixar bem claro que a PSA não representa risco à saúde humana. O consumidor deve ficar tranquilo em relação ao consumo da carne suína brasileira, uma das mais nutritivas e saborosas do mundo.

Essa doença infecciosa, que tem sido letal e devastadora em vários plantéis do mundo, é uma zoonose específica e exclusiva de suínos, sejam eles criados em granjas ou os asselvajados, como os javaporcos e os javalis.

saiba mais

Governo reforça fiscalização em aeroporto para evitar entrada de peste suína africana

Frigoríficos criam comitê latino-americano para prevenção da Peste Suína Africana

 

Mas evitar o contágio não é apenas uma questão de saúde animal. Envolve a manutenção de empregos em toda a cadeia e interfere estrategicamente no fornecimento de alimentos. Um prejuízo que pode afetar a todos.

Ciente dos riscos e com conhecimento técnico para contribuir, a Associação Brasileira de Proteína Animal — ao lado de 21 organizações de 18 países latino-americanos — integra o Comité de Crisis PPA LatAm, que prevê o fortalecimento das defesas sanitárias e ações de conscientização para evitar a Peste Suína Africana no continente.

Leia mais análises e opiniões no Vozes do Agro

Intensificar cuidados preventivos em todas as esferas é imprescindível, ainda mais para que a circulação de pessoas não seja um “vetor”. Assim, nasceu a campanha #TodosContraLaPPA, que envolve produtores, sociedade civil e líderes governamentais de todas as nações.

O engajamento torna-se ainda mais necessário quando se analisam números, que reforçam a dimensão do problema. Outro caso devastador é o chinês. Só em 2021, foram registrados 13 surtos da doença em oito províncias, com mais de 10 mil animais sacrificados.

O combate à Peste Suína Africana é um tema que deve interessar a todos. Trata-se de uma pauta que precisa ser trabalhada com responsabilidade e, acima de tudo, informação

Ricardo Santin

Ao se contabilizar o prejuízo desde o início da crise, em 2018, as perdas da China podem representar mais de 20 milhões de toneladas. Por sua vez, a Alemanha também sofre com embargos desde setembro de 2020, a partir da identificação de focos da doença na região de Brandemburgo.

É fato que a preocupação aumenta a cada dado fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).  A história demonstra o quão contagiosa é essa enfermidade, que tem praticamente isolado países com tradição em exportação.

Somente em 2020, os empreendimentos brasileiros foram responsáveis por 4,436 milhões de toneladas, 4,54% da produção mundial. Em relação ao volume exportado, foram 1.024 mil toneladas. Quarto maior produtor e exportador de carne suína, o Brasil tem peso e papel estratégico neste reforço preventivo.

saiba mais

Primeiro caso de peste suína nas Américas põe suinocultura do Brasil em alerta

Ministério diz ter método validado para diagnóstico de Peste Suína Africana

 

No âmbito doméstico, os rígidos procedimentos de biosseguridade adotados pelo setor produtivo foram atualizados e divulgados aos associados pela diretoria técnica da ABPA, com foco especial na movimentação de pessoas intrassetorial.

Ao mesmo tempo, foi reforçada a campanha “Brasil Livre de PSA”. Em caráter emergencial, foi convocado o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA) da ABPA. Além disso, estabelecemos contato com o Ministério da Agricultura e iniciamos tratativas para a composição de medidas preventivas em portos, aeroportos, além das granjas, os principais pontos de atenção.

Leia mais notícias sobre Suínos

O combate à Peste Suína Africana é um tema que deve interessar a todos. Trata-se de uma pauta que precisa ser trabalhada com responsabilidade e, acima de tudo, informação. Manter a erradicação de doenças neste mercado, que se aprimora ano após ano, depende da união, seriedade e cooperação bilateral ou em bloco.

Está em jogo a fonte de renda de milhares de famílias e o fornecimento de alimentos em escala global. E quando cada um cumpre a sua parte no processo de biosseguridade, o resultado é efetivo e eficaz.

*Ricardo Santin é presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne 140 empresas e entidades vinculadas à avicultura e à suinocultura do Brasil.

As ideias e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do seu autor e não representam, necessariamente, o posicionamento editorial da Revista Globo Rural.

saiba mais

República Dominicana vai matar milhares de porcos após surto de peste suína

 
Source: Rural

Leave a Reply