Skip to main content

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, voltou a sugerir, durante a Expert XP, a edição de uma Medida Provisória (MP) como um caminho para criar o Marco Legal das Ferrovias.

O assunto é objeto de projeto de lei de origem do Senado, apresentado pelo senador José Serra (PSDB-SP) em 2018, mas está parado na Casa. A expectativa, segundo o ministro, é de ter até o fim do ano, o novo marco de ferrovias e também o de cabotagem, projeto que ficou conhecido como BR do Mar.

Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

Segundo Tarcísio, uma MP para o marco das ferrovias daria segurança jurídica para os projetos que já estão em curso nos Estados. Sobre a construção da Ferrogrão, a linha que ligaria Sinop  (MT) até o Porto de Miritituba, no Pará, Tarcísio disse que o principal obstáculo é a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede a concessão.

Em março, o ministro Alexandre de Moraes concedeu liminar para a suspensão do projeto, sob o argumento de que causaria danos ambientais, mas ainda não pautou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para deliberação no plenário.

saiba mais

Nova lei da cabotagem aprovada na Câmara libera uso de navios estrangeiros no país

Tarcísio diz esperar solução de questões judiciais na Ferrogrão e mudanças no projeto da cabotagem

 

O ministro defendeu que a diminuição da área de proteção ambiental pela qual passaria a Ferrogrão é muito pequena e que o projeto, por sua vez, prevê reduzir pela metade a emissão de gás carbônico na rodovia.

Segundo Tarcísio, enquanto não pode avançar com a concessão, o ministério está trabalhando para contratar o projeto de engenharia da Ferrogrão. "Só insistimos no projeto da Ferrogrão porque temos players interessados. Vamos seguir em frente."

Leia mais notícias sobre Infraestrutura e Logística

O ministro ainda comentou que, "apesar de grau de barulho", muita coisa já foi aprovada, como o marco do saneamento, a autonomia do Banco Central, a PEC emergencial e a lei de falências.
Source: Rural

Leave a Reply