Skip to main content

As exportações brasileiras de soja podem superar em agosto o volume embarcado pelo país um ano antes, caso a média diária de 332,9 mil toneladas registrada até a terceira semana do mês se mantenha, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.

Funcionários trabalhando com grãos de soja em terminal em Santos, Brasil (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

No acumulado deste mês (15 dias úteis), o maior produtor e exportador da oleaginosa já embarcou 4,99 milhões de toneladas do grão, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em agosto de 2020, o total de exportações de soja ficou em 5,8 milhões. Pela média diária até o momento, a alta no volume é de 19,8% ante o mês fechado de 2020.

O crescimento na exportação de soja em agosto teria potencial para melhorar a relação com o total exportado pelo país em 2020. No acumulado de 2021 até julho, os embarques da oleaginosa registram redução de 3,7%, para 66,2 milhões de toneladas, conforme dados da Secex.

O Brasil chegou a registrar volumes mensais recordes este ano, como em abril, com mais de 17 milhões de toneladas, após um atraso inicial na temporada de exportação, mas em julho os embarques chegaram a cair 13% na comparação anual.

saiba mais

BRF aprova política de compra sustentável de grãos

Importações de soja brasileira pela China caem em julho com margens fracas

 

O levantamento ainda indica que os embarques de petróleo e minério de ferro podem fechar o mês em alta, considerando as médias diárias de 272,79 mil e 1,52 milhão de toneladas, respectivamente.

Na outra ponta, o destaque negativo vai para o milho, cuja média de vendas externas até a terceira semana de agosto ficou em 196,45 mil toneladas ao dia, queda de 33,9% ante a média vista no mesmo mês do ano passado.

Com 2,94 milhões de toneladas embarcadas no acumulado de agosto, a tendência é que a exportação total do cereal no mês fique abaixo dos 6,24 milhões de um ano antes, após quebra na segunda safra por problemas climáticos.
Source: Rural

Leave a Reply