Skip to main content

O território brasileiro deve ter chuvas concentradas nas regiões norte e sul ao longo da semana, de acordo com informe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em seu informe semanal, a instituição informa que em áreas do noroeste do Amazonas, além de Roraima e Acre, os acumulados podem chegar a 70 milímetros até o próximo dia 30 de agosto.

(Foto: Reprodução/Inmet)

 

No Sul, a chegada de uma frente fria tende a levar chuva para praticamente toda a região, informa o Instituto. No entanto, a maior concentração deve ser na parte centro-sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem chegar a 150 milímetros. No Paraná, o volume pode chegar a 60 milímetros.

“Nas regiões Nordeste e Sudeste, os maiores acumulados de chuva se concentram na faixa litorânea das regiões, com valores próximos aos 10 mm. Destaque para o sul de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde o acumulado durante o período pode alcançar a faixa dos 80 mm de chuva”, diz o informe do Instituto Nacional de Meteorologia.

saiba mais

Brasil perde quase 16% do volume de água desde 1990 e Mato Grosso do Sul é Estado mais crítico

Entre a fé e a urgência climática, pantaneiros imploram por chuva

 

Para as regiões Centro-oeste e no Matopiba (confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o modelo do Inmet não aponta previsão de chuva. A exceção é a área mais ao sul de Mato Grosso do Sul, onde os volumes podem alcançar 40 milímetros.

Nesta terça-feira (24/8), as temperaturas devem variar de 17 a 32 graus em São Paulo. Em Cuiabá (MT), a mínima prevista é de 27 e a máxima de 40 graus. Em Palmas (TO), mínima de 22 graus e máxima de 38 graus. Em Porto Alegre (RS), as temperaturas devem variar de 15 a 20 graus, segundo o Inmet.

Próxima semana

Para o período de 31 de agosto e 8 de setembro, o Inmet já prevê chuva em mais áreas do país. No Sudeste, Norte e Centro-sul, os volumes devem variar entre 30 e 60 milímetros. As áreas de destaque devem ser o sudoeste do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará, além dos Estado de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

“Na Região Nordeste, o acumulado de chuva pode alcançar os 20 mm na faixa litorânea dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, com ênfase para aproximadamente 50 mm no litoral Paraibano”, diz o informe do Inmet.

Já no Matopiba, a previsão permanece a de ausência de chuvas. No entanto, podem ocorrer precipitações sem torno de 10 milímetros nas proximidades da região. No Sul, os maiores acumulados devem ser de 60 milímetros no Paraná e Santa Catarina. Para o Rio Grande do Sul, estão previstas chuvas de menos de 20 milímetros para o período.
Source: Rural

Leave a Reply