Skip to main content

Sextou com peixe? Por que não? Globo Rural traz uma sugestão de filé de linguado com agrião e alho-poró, sugerida no site Hortaliça não é só salada, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Se não tiver o linguado à disposição ou preferir outra opção, a receita pode ser feita com qualquer tipo de filé de peixe. O prato pode ser servido também com um molho à base de suco de limão, mostarda e azeite. Confira:

Filé de linguado com agrião e alho-poró (Foto: Milza Moreira Lana/Reprodução/Embrapa)

 

Ingredientes
– 1 filé de linguado
– 1 talo de alho-poró cortado em rodelas
– 1 porção de agrião
– Suco de limão
– Sal e alho a gosto
– Azeite ou outro óleo vegetal para grelhar
Pimenta preta ou pimenta rosa a gosto (opcional)

Modo de preparo
– Tempere o filé de peixe com sal, alho e pimenta. Acrescente o suco de limão e deixe no tempero por cerca de 15 minutos.
– Enquanto isso lave e higienize as folhas de agrião com produtos à base de cloro, próprios para higienização de hortaliças. Escorra bem a água de lavagem.
– Aqueça uma frigideira grossa e acrescente o azeite ou óleo. Refogue o alho-poró, tempere com sal e, quando ele estiver macio e levemente corado, remova da panela.
– Acrescente mais azeite ou óleo na mesma frigideira, coloque o filé de peixe sobre o óleo quente e deixe dourar. Vire o filé para corar o outro lado. Esse cozimento é bem rápido e você saberá que o peixe estará cozido quando, com a ajuda de um garfo, ele for facilmente separado em escamas.
– Arrume no prato o agrião, o alho-porró e o filé de peixe. Tempere com suco de limão e sirva.

Molho (opcional)
– 1 parte de azeite
– 1 parte de mostarda
– 2 partes de suco de limão

Para preparar, basta misturar os ingredientes. Como a mostarda é salgada, não é necessário acrescentar sal.
Source: Rural

Leave a Reply