Skip to main content

O Parque Assis Brasil, em Esteio, vai receber 25 mil pessoas por dia entre 4 e 12 de setembro, sendo 15 mil visitantes e 10 mil funcionários e expositores, para a 44ª Expointer, primeira entre as grandes feiras agrícolas a ser realizada presencialmente no país desde o início da pandemia de Covid-19. A edição do ano passado ocorreu apenas de forma virtual.

O lançamento oficial da Expointer, chamada de feira da retomada, foi feito nesta quarta-feira (16/8) pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e por entidades organizadoras.

Governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), no lançamento da 44ª Expointer (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Divulgação)

 

Leite disse que foi preciso muita coragem e ousadia das entidades organizadoras para decidir realizar a feira, que terá um formato especial com todos os protocolos sanitários e restrição de público por causa da pandemia da Covid-19.

“Mesmo de um jeito diferente, a Expointer gaúcha não perde sua alma empreendedora e traduz dois lados do povo gaúcho: a superação e a inovação", afirmou. Segundo o governador, haverá fiscalização e abordagem das pessoas para cumprimento dos protocolos, como o uso obrigatório e correto da máscara, mas não há como eliminar todo o risco.

saiba mais

Ministra recebe reivindicações do agro gaúcho e confirma presença na Expointer

Fiscais agropecuários manifestam preocupação com condições de trabalho na Expointer

 

Todos que vão trabalhar na feira foram vacinados previamente e deverão apresentar na entrada no primeiro dia um teste de antígeno ou RT PCR feito no máximo 72 horas antes. Já os visitantes deverão preencher uma declaração de que estão sem sintomas e se comprometer a cumprir os protocolos sanitários.

Questionado se não haveria necessidade de os visitantes apresentarem um atestado da vacinação, o governador disse que essa questão foi debatida, mas optou-se pela não exigência, já que o número que vai circular diariamente pelo parque de 141 hectares, que tem a maior parte de sua área aberta, é menor do que o total de pessoas que circulam por shoppings do país.

Leia mais notícias sobre Feiras

O governador disse ainda que a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve ser aplicada em toda a população do Estado até o fim deste mês.

Segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, as catracas do parque vão travar quando atingir o número máximo de 25 mil pessoas. Cem monitores vão trabalhar no local para fiscalizar e alertar sobre os protocolos. Será proibido qualquer tipo de alimentação em pé, excursões, shows, música alta, danças e o funcionamento do parque de diversões.

saiba mais

Expointer terá público externo de até 15 mil pessoas por dia

 

Além disso, as mesas dos restaurantes deverão ter distanciamento e comportar no máximo cinco pessoas sentadas e os expositores terão cores no crachás para limitar sua circulação por outras áreas.

Os leilões, premiações e palestras serão realizadas no formato online, em sua maioria, e os eventos que forem presenciais terão também limitação de público.

Negócios

A Expointer, que já começou a ser montada, deve ter 85 expositores de máquinas e implementos, 216 estandes de produtos da agricultura familiar e 2.825 animais para julgamentos de raça e leilões. Em 2019, na última feira presencial, houve 316 expositores de máquinas e 145 estandes de agricultura familiar.

saiba mais

Agrishow 2022 será entre 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto

Coopercitrus Expo movimenta R$ 1,6 bi em segundo ano como feira virtual

 

Questionada sobre a projeção de negócios, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, não citou números e disse apenas que a expectativa é positiva. Em 2019, a Expointer recebeu cerca de 400 mil pessoas nos 9 dias e movimentou R$ 2,699 bilhões.

“Já consideramos a feira um sucesso por ser realizada", declarou Silvana. A entrevista de lançamento organizada pelo governo do Estado contou com várias apresentações de cantores regionais gaúchos, lembrando as tradições locais.

Leia mais notícias sobre Economia
Source: Rural

Leave a Reply