Skip to main content

A comercialização de genética de gado angus no Brasil aumentou 36,68% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado, informou, em nota, a Associação Brasileira de Angus, com base em levantamento da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).

Bovinos da raça angus. Números de comercialização indicam valorização da genética nacional, avalia associação de criadores (Foto: Manoel Marques/Ed. Globo)

 

Para a entidade que representa os criadores de angus, os números mostram uma valorização da genética da raça produzida no Brasil. De acordo com a Associação, 28,21% do sêmen comercializado nos primeiros seis meses deste ano era de reprodutores coletados no país.

“Atualmente, cria-se Angus nas cinco regiões do Brasil. Isso nos mostra que os animais são capazes de se adaptar aos diferentes climas e ambientes, principalmente porque foram selecionados pensando na realidade do país”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, em nota.

saiba mais

Frigoríficos do Mato Grosso podem fechar por falta de gado para abate, alerta sindicato

Entidades querem revogação de artigo que autoriza abater vacas prenhas

 

A produção de sêmen Angus no Brasil aumentou 87,54% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo intervalo no ano passado. A importação desse tipo de genética cresceu 33,64% na mesma comparação.

Na avaliação do gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, o cenário atual, que indica uma valorização da genética nacional, é resultado da qualidade dos reprodutores. Os animais, afirma ele no comunicado divulgado pela entidade, têm sido uma opção lucrativa para criadores de diversas regiões do país.

São selecionados e desenvolvidos pelos nossos criadores com informações genéticas consistentes e alicerçadas”, avalia. “Devemos ver essa genética se evidenciar em pista nesta Temporada de Primavera e em exposições, como a Expointer”, acrescenta, em referência à exposição marcada para o início de setembro, em Esteio (RS).
Source: Rural

Leave a Reply