Skip to main content

O Ministério da Agricultura informou que a rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) está apta para atuar na hipótese de uma possível introdução do vírus de Peste Suína Africana (PSA) no território nacional. No caso de suspeita de PSA, o LFDA-MG é o laboratório oficial do Ministério da Agricultura.

Ministério da Agricultura informou ter padronizado método de verificação da peste suína africana. América Latina está em alerta, principalmente depois da detecção de focos da doença na República Dominicana (Foto: Mapa/Divulgação)

 

 

"A padronização e verificações dos métodos vêm sendo trabalhadas pelo laboratório em Minas Gerais desde 2015, tendo sido concluída a validação completa de suas técnicas moleculares para o diagnóstico da doença em outubro de 2020. A ampliação para realização do diagnóstico em outros laboratórios da Rede LFDA também já está sendo discutida no Ministério", disse a pasta em nota.

Segundo o Ministério, a peste suína africana é uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, mas pode dizimar criações de suíno, pois é altamente transmissível."A chegada da PSA ao continente americano, confirmada em julho, aumenta o estado de atenção com intensificação das medidas para prevenir a introdução da doença no Brasil", disse a pasta.

saiba mais

República Dominicana vai matar milhares de porcos após surto de peste suína

Frigoríficos criam comitê latino-americano para prevenção da Peste Suína Africana

 
Source: Rural

Leave a Reply