Skip to main content

O mamão brasileiro tem conquistado ainda mais espaço na Europa. De janeiro a julho, mesmo com alguns entraves logísticos, o volume embarcado soma 30,3 mil toneladas, a maior quantidade registrada na série da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), iniciada em 1997.

Essa quantidade, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), corresponde a 90% do volume embarcado pelo Brasil no período. A receita recebida alcançou US$ 30 milhões, a segunda maior da história e apenas 3% abaixo do recorde atingido em 2018.

Mamão (Foto: Pxhere/CreativeCommons)

 

O centro observa que, quando convertida para reais, a receita é ainda mais positiva devido à variação cambial atual. Para o restante do ano, segundo pesquisadores do Hortifruti/Cepea, a expectativa é de que as exportações brasileiras de mamão sigam altas.

Entre os motivos, estão a firme demanda internacional e a retomada dos voos comerciais – por conta da Covid-19, aviões cargueiros têm sido mais utilizados, embora não sejam o transporte ideal para a fruta.

saiba mais

No Ceará, paulistano se tornou maior exportador de banana do Brasil para Europa

Frutas brasileiras ganharam espaço no mercado externo

 

 
Source: Rural

Leave a Reply