Skip to main content

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta terça-feira a liberação de 1,32 bilhão de reais em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para produtores atingidos por geadas recentes no Brasil, informou o Ministério da Economia.

Lavoura de café atingida por geada neste ano, na região da Alta Mogiana, interior paulista (Foto: Andre Cunha/Arquivo Pessoal)

 

Segundo a pasta, o CMN reservou 20% do valor das linhas de custeio, comercialização, capital de giro e financiamento para aquisição de café (FAC), além de 100% do valor da linha de recuperação de cafezais danificados, para medidas de apoio aos produtores, mediante avaliação dos efeitos econômicos decorrentes do evento climático.

Estimativas preliminares da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgadas após as fortes geadas do dia 20 de julho, indicaram que o fenômeno pode ter afetado até 200 mil hectares cultivados com café arábica, ou 11% do total da área destinada à variedade no país.

saiba mais

Mudanças climáticas influenciam demanda por cafés robusta e conilon

Mercado está mais ciente dos efeitos do clima sobre o café no Brasil, avalia Carvalhaes

 

A disponibilização do montante de 1,3 bilhão de reais aos produtores afetados já havia sido aprovada no último dia 10 pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que então submeteu a medida para apreciação do CMN.

O Ministério da Economia destacou que os recursos deverão ser destinados às principais regiões produtoras de café de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Os recursos fazem parte dos 5,9 bilhões de reais aprovados para aplicação nas linhas de financiamento do Funcafé na safra 2021/2022. Com a reserva, segundo o Ministério da Agricultura, os agentes financeiros terão 4,6 bilhões de reais para as linhas de crédito de custeio, comercialização, capital de giro e aquisição.
Source: Rural

Leave a Reply