Skip to main content

A semana começa com temperaturas mais amenas, especialmente na faixa leste do Brasil, entre as regiões Sul e Sudeste. Mas a tendência, ao longo da semana, é de predomínio de clima mais quente e seco pelo país, informa a Climatempo. Nesta segunda-feira (16/8), a previsão é de clima mais úmido entre o Paraná e o Rio de Janeiro. Os meteorologistas explicam que áreas de instabilidade associadas a fortes correntes de vendo em pontos de maior altitude favorecem a formação de nuvens, que devem atingir algumas regiões.

Desta forma, pode ocorrer chuva a qualquer hora na faixa leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além do extremo sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas Gerais.

 

Em boletim divulgado via internet, o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, avalia que a instabilidade concentrada na faixa litorâneas deve trazer chuva sobre regiões de produção agropecuária nas áreas leste dos Estados do Paraná, Santa Catarina. No entanto, em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil, a expectativa para esta segunda-feira é de tempo aberto.

Leia mais sobre a Previsão do Tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve variar de 23 a 37 graus em Cuiabá (MT). Em Florianópolis (SC), a mínima prevista é de 16 graus, com máxima de 22. Em Belo Horizonte (MG), mínima prevista de 15 e máxima de 29 graus. E em Palmas, mínima de 20 e máxima de 37 graus.

Semana mais quente

A partir de terça-feira (17/8), a previsão é de virada no tempo, que deve ficar mais quente e seco. De acordo com a Climatempo, essa condição deve ganhar força sobre grande parte do Brasil, trazendo sol e temperaturas mais elevadas. E o tempo deve ficar firme pelo menos até a sexta-feira e praticamente todas as áreas do país.

saiba mais

Mercado está mais ciente dos efeitos do clima sobre o café no Brasil, avalia Carvalhaes

Unica reporta queda de 11,8% na produção de açúcar

 

Os meteorologistas alertam que a elevação das temperaturas ao longo da semana requer atenção redobrada para os níveis baixos de umidade. Sem chuva e sem vento, a poluição pode ficar concentrada na atmosfera. Além disso, o risco de ocorrência de queimadas aumenta.

“A umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, abaixo de 20% em amplas áreas do interior paulista, entre o noroeste de Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins”, alerta a Climatempo.

 

Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, afirma que, na sexta-feira (20/8), uma nova frente fria deve se formar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, trazendo a previsão de chuva para o fim de semana. Esse sistema deve ganhar força até a próxima segunda-feira (23/8), sinalizando bons volumes de chuva e elevando os níveis de umidade do solo.

“Para as demais regiões do Brasil, o tempo seguirá aberto, sem previsões de chuva até meados da semana que vem, quando esse sistema que estará sobre o Rio Grande do Sul consegue avançar um pouco e levar chuva para Santa Catarina e Paraná”, diz Santos.

No entanto, chuvas mais generalizadas entre o Sul do Brasil, Paraguai e partes de Mato Grosso do Sul só devem ocorrer, de fato, daqui dez ou 15 dias. Para o mês de setembro, diz ele, os modelos climáticos começam a sinalizar mais chuva sobre as regiões produtores do Centro-sul do Brasil, especialmente na segunda quinzena.
Source: Rural

Leave a Reply