Skip to main content

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei (4370/2020), que visa aumentar a destinação de recursos para os serviços de Assistências Técnica e Extensão Rural (Ater). De acordo com o texto, os recursos viriam de parte da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, que seriam repassados à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Intenção de projeto é reforçar os recursos para a assistência técnica e extensão rural no país (Foto: Davilym Dourado/Ed. Globo)

 

O texto é de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), integrante da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). Altera a lei que criou a Compensação Financeira, reduzindo de 7% para 4% o porcentual destinado à entidade reguladora da mineração e direcionando 3% para a Anater. O relator, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), ex-presidente da FPA, recomendou a aprovação.

Leia mais notícias sobre Política

“O objetivo é oportuno e de interesse público, pois visa a dinamizar e diversificar a economia local e reduzir sua dependência da atividade minerária, por meio do fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural, essenciais para o desenvolvimento, o aprimoramento e a sustentabilidade das atividades rurais”, disse, de acordo com o divulgado pela Agência Câmara.

Ainda conforme a Agência, o texto tramita em caráter conclusivo. Será ainda analisado pelas Comissões de Minas e Energia, Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se aprovado, não precisará ser votado no Plenário da Câmara.

saiba mais

São Paulo lança programa AgroSP+Seguro e anuncia crédito para produtor

Ruralistas defendem produção agrícola em territórios indígenas

 
Source: Rural

Leave a Reply