Skip to main content

Que tal ter uma luminária moderna, original, sustentável e com cheirinho de laranja na mesinha de cabeceira? Esses são os atributos da Ohmie, criada pela empresa italiana Krill Design com cascas de laranja cultivadas no sul do país.

O projeto é um exemplo de economia circular que mostra o papel que a impressora 3D pode desempenhar na indústria. Também é uma forma de rejeitar o uso de plásticos poluentes e agressivos para o planeta, vindos da indústria do petróleo.

Luminária foi desenvolvida a partir de cascas de laranja cultivadas no sul da Itália (Foto: Divulgação)

 

A Krill projetou um biopolímero natural compostável que imprime as lâmpadas em 3D em apenas duas horas, incentivada pela abundância de matéria-prima. Domiziana Illengo, gerente de marketing da empresa, disse ao site 3Dnatives que a ligação entre o biopolímero básico da fermentação de amidos vegetais e o material adicionado de safras orgânicas é que eles precisam de açúcares para se ligarem.

“As laranjas são ricas em carboidratos, que em nível químico são basicamente iguais ao açúcar. E assim nos ajuda a desenvolver um material robusto. Primeiro, as películas são secas, depois trituradas até virar pó e, por fim, se transformam em grânulos”.

saiba mais

Arquitetos usam fibra de cannabis para construir casa sustentável na Inglaterra

Cientistas alemães criam embalagem de pipoca que substitui isopor

 

Segundo ela, cada lâmpada é feita com duas laranjas e pesa apenas 150 gramas. Depois de impressa, exala um cheirinho da fruta. A luminária tem uma lâmpada LED e um dimmer para o usuário adaptar à intensidade da luz. É vendida por 59 euros no site da empresa.

A Krill Design não pretende se limitar às laranjas e quer lançar uma linha de produtos orgânicos. O próximo projeto é desenvolver uma mesa de centro a partir de resíduos de café.

Leia mais notícias sobre Laranja
Source: Rural

Leave a Reply