Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (13/8) no site da Globo Rural.

Exportação recorde de soja

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

As exportações de soja do Brasil deverão totalizar 90 milhões de toneladas em 2022, renovando um recorde após a máxima histórica estimada em 86 milhões de toneladas para 2021, disse a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira em sua primeira projeção de embarques da oleaginosa para o ano que vem.

A estimativa para as vendas externas deste ano foi mantida em relação ao último levantamento, divulgado em junho. A consultoria prevê esmagamento de 48,5 milhões de toneladas em 2022, acima dos 46,7 milhões projetados para 2021.

Seca afeta grãos na Argentina

Navios carregados com grãos na região de Rosario, na Argentina (Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

 

Uma seca que ocorre uma vez a cada século reduziu o nível de água do principal canal de transporte de grãos da Argentina, diminuindo as exportações agrícolas e aumentando os custos de logística, enquanto meteorologistas dizem que provavelmente isso continuará no próximo ano.

O país sul-americano é o terceiro maior fornecedor de milho do mundo e maior exportador de farelo de soja, enquanto as exportações agrícolas são chave para gerar divisas na Argentina, país minado por três anos de recessão.

Colheita de milho safrinha

Estoque de milho próximo à Sorriso, em Mato Grosso (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A colheita da segunda safra de milho 2020/21 em Mato Grosso atingiu 98,88% da área cultivada, avanço de 5,41 pontos percentuais em relação à semana anterior e levemente à frente da média histórica para o período, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta-feira (13/8).

No mesmo momento de 2019/20, os trabalhos atingiam 99,88% da área, enquanto a média histórica para esta época do ano é de 98,40%, segundo o Imea. O avanço marca a reta final de uma safra que enfrentou um plantio mais tardio e sofreu com problemas climáticos, como seca e geadas.

Frango mais caro

Frango assado (Foto: Editora Globo)

 

Com demanda aquecida por frango, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacou em boletim semanal que o preço do produto inteiro renovou o recorde nominal da série histórica, iniciada em 2004.

"Além do período de início de mês, o retorno das aulas presenciais e o otimismo com a flexibilização das medidas restritivas aumentam a demanda interna por carne de frango, impulsionando os preços", disse em nota.

Embargo chinês à carne suína

Unidade da BRF em Lucas do Rio Verde (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A BRF confirmou nesta sexta-feira (13/8) que a motivação para a China suspender as importações da carne suína de sua unidade de Lucas do Rio Verde (MT) está relacionada a um problema com o transporte de uma carga congelada originária daquela instalação, uma das maiores da companhia.

Em entrevista a jornalistas, o CEO Lorival Luz disse que houve um problema de refrigeração da carga no transporte, e que o embargo não tem nada a ver com a instalação em si.

Ovos via trem

Contêiner cheio de ovos partiu do Mato Grosso em direção a São Paulo (Foto: Mantiqueira/Divulgação)

 

O Grupo Mantiqueira deu início a testes para transportar sua produção de ovos por meio de trem. No começo de agosto, 1.093 caixas de ovos produzidos em Primavera do Leste (MT) partiram rumo a São Paulo via sistema ferroviário.

A carga foi colocada em um único contêiner de 40 pés, com os produtos já embalados em bandejas que foram para os supermercados paulistas. A empresa afirma que a decisão de testar o novo meio de transporte visa reduzir custos e impactos ambientais da logística em relação ao uso de caminhões.

Tecnologia na logística

Terminal no porto de Rio Grande, no sul do Brasil (Foto: Wilson Sons)

 

O avanço das tecnologias na cadeia logística do agronegócio nas últimas décadas, com o uso cada vez maior de sensores, localizadores e outras ferramentas de gestão de frota, tem criado condições para que o setor dê um novo passo rumo ao futuro: o uso de inteligência artificial.

Chamada de Logística 4.0, o crescimento da logística de alta tecnologia foi assunto da quarta e última live da 9ª edição do Caminhos da Safra, que recebeu os convidados Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil; Gisele Freitas Vilela, pesquisadora da Embrapa Territorial e Thiago Péra, coordenador da Esalq-Log.

Curativo de açafrão-da-terra

Desenvolvido a partir de polímeros e com o uso da curcumina, curativo pode ter forte ação antibacteriana (Foto: Paulo Augusto Marques Chagas/UFSCar)

 

Bastante conhecido pelo seu uso na culinária, o açafrão pode também servir de matéria-prima para curativo. Pesquisadores desenvolveram um “curativo nanotecnológico” de múltipla função, feito à base de curcumina, substância retirada da planta.

O trabalho foi feito pelo pesquisador Paulo Augusto Marques Chagas para a obtenção do título de doutor através do Programa de Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A orientação foi do pesquisador da Embrapa Instrumentação (SP) Daniel Souza Corrêa, no âmbito da Rede Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (Rede AgroNano).

Desmatamento na Amazônia

Área desmatada da Amazônia perto de Porto Velho, em Rondônia (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

O desmatamento na floresta amazônica caiu 10% em julho na comparação com o ano anterior depois de quatro aumentos mensais consecutivos, mostraram dados preliminares nesta sexta-feira (13/8), mas a destruição continua muito mais alta do que antes de o presidente Jair Bolsonaro tomar posse.

A parcela de floresta desmatada totalizou 1.498 quilômetros quadrados no mês de julho, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre janeiro e julho, o desmatamento da Amazônia aumentou 7,8% na comparação com um ano atrás, atingindo 5.108 quilômetros quadrados, revelaram dados do Inpe.
Source: Rural

Leave a Reply