Skip to main content

A Revista Globo Rural conquistou o 1º primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso do 14º Prêmio Ocepar de Jornalismo. A reportagem premiada foi “As gigantes do cooperativismo”, texto de Wilhan Santin e fotos de Sergio Ranalli, publicada na edição de outubro de 2019.

Para mostrar a importância do cooperativismo no Paraná, os jornalistas viajaram 2 mil quilômetros pelo Estado, ouviram agricultores de diferentes ramos, economistas e dirigentes de cooperativas para contar histórias como a de Bauke Dijkstra, neto de holandeses e um dos 837 cooperados da Frísia, de Carambeí, na região dos Campos Gerais.

Sobre a relevância do cooperativismo paranaense, Dijkstra declarou: “Vem da nossa tradição de um ajudar o outro. De se unir para crescer.”

Bauke Dijkstra, pecuarista em Carambeí (PR), associado da Frísia e um dos entrevistados na reportagem premiada (Foto: Sergio Ranalli)

 

O trabalho da Globo Rural naquela edição mostrou que as cooperativas do ramo agro no Paraná contavam com 151.367 associados e geravam mais de 70 mil empregos diretos, faturando, em 2019, R$ 74 bilhões, superando os R$ 70 bilhões do ano anterior.

Com o crescimento das cooperativas, a renda dos cooperados também aumenta, conforme sintetizou o agricultor e associado da Coamo Airton Spilka, de Mamborê, no Centro-Oeste: “Crescemos no ritmo da cooperativa.”

saiba mais

Globo Rural vence prêmio de reportagem com matéria sobre carne carbono neutro

Globo Rural vence Prêmio Veículos de Comunicação 2020, da Propmark

 

A 14ª edição do Prêmio Ocepar deveria ter sido finalizada em 2020, mas foi prorrogada para 2021 por causa da pandemia de coronavírus, ampliando o prazo de inscrição e, consequentemente, a concorrência.

Na categoria Jornalismo Impresso, também foram finalistas Jairo Eduardo Lemos, da Revista Pitoco, que ficou com o terceiro lugar, e Milena Eduarda Sartori, do Jornal Diário dos Campos. Foram premiados ainda jornalistas nas categorias Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa, Prêmio Especial Unimed e Prêmio Especial Ramo Crédito.

Capa da Revista Globo Rural de outubro de 2019, com a reportagem premiada (Foto: Reprodução)

 

O Prêmio Ocepar de Jornalismo é um dos mais importantes e tradicionais do país. É oferecido pelo Sistema Ocepar, que congrega o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).

saiba mais

Energia alternativa no campo é destaque na edição de agosto da Revista Globo Rural

 
Source: Rural

Leave a Reply