Skip to main content

Uma frente fria avança pelo mar em direção ao litoral do Espírito Santo, com tendência de trazer chuvas para a região, além da costa do Rio de Janeiro, São Paulo e parte do Paraná e Santa Catarina, informa a Climatempo, nesta quinta-feira (12/8). Nuvens carregadas aparecem também sobre o extremo norte do Brasil, especialmente entre o Maranhão e o Amazonas.

(Foto: Climatempo)

 

A previsão, de acordo com a Climatempo, é de sol forte, calor e tempo seco em grande parte das áreas do nordeste, Centro-oeste e norte. Já na faixa litorânea nordestina, entre o sul da Bahia, Ceará e Piauí, a tendência é de pancadas de chuva com períodos de sol.

“A chuva é mais frequente na região do litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba. No centro-oeste e norte do Maranhão ocorrem pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite”, diz a empresa, em nota.

saiba mais

Governo do Paraná decreta emergência hídrica por 90 dias

Geadas podem ter causado danos em 27% da área de trigo no Paraná e em 2% no Rio Grande do Sul

 

No Sudeste, tempo fica chuvoso no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em e outras áreas do Rio, além de Vitória (ES) e no centro-sul paulista, a previsão é de nuvens com alguma abertura de sol. E o tempo deve ficar frio na região de Sorocaba (SP).

O dia deve ser frio também no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. No Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo, a previsão é de frio com sol. Santa Catarina e Paraná devem ter instabilidade.

Geada

(Foto: Rural Clima)

 

De acordo com a Rural Clima, houve registro de geadas leves e pontuais no Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas em torno de 2 graus e sem danos registrados à produção agrícola. O agrometerologista Marco Antônio dos Santos afirma que, em função da instabilidade, a tendência é de chuvas relativamente fortes na área litorânea, na divisa entre o Paraná e Santa Catarina.

Na sexta-feira (13/8), a tendência é essa instabilidade ganhar força, trazendo chuvas torrenciais sobre grande parte das regiões produtoras do sul e leste do Paraná, além do extremo leste de São Paulo. Segundo Santos, a situação pode afetar o trabalho nos portos de Santos e de Paranaguá, já que a expectativa é de mar mais agitado com chuvas a qualquer hora do dia.

saiba mais

Agosto será mais seco, mas terá pelo menos três frentes frias; Veja a previsão por região

 

No sábado (14/8), os modelos de previsão indicam continuidade de chuvas em toda a faixa litorânea do Paraná e Santa Catarina, embora mais fraca. Deve chover também em grande parte das regiões litorâneas do nordeste. Nas demais áreas, o tempo deve ficar aberto e sem previsão de chuva.

“A frente fria se mantém ativa sobre a região leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com a semana começando com esse padrão”, diz Santos, em boletim divulgado via redes sociais.
Source: Rural

Leave a Reply