Skip to main content

Safras importantes para a garantia de oferta de alimentos comuns na mesa dos brasileiros, como arroz e trigo, deverão ter desempenho positivo este ano, aliviando um pouco a pressão de preços, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de arroz ficará em 11,5 milhões de toneladas, 4,1% acima do registrado em 2020, enquanto a safra de trigo deverá somar 8,4 milhões de toneladas, salto de 34,8% na comparação com o ano passado.Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de julho, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE.

Produção de arroz deve ser de 11,5 milhões de toneladas, de acordo com o IBGE (Foto: Divulgação)

 

Segundo o IBGE, a estimativa para a produção de arroz, no levantamento de julho, ficou 2,6% da projeção feita em junho, "devido à reavaliação na produtividade das lavouras, com alta de 2,7%". "Essa produção (de arroz) será suficiente para abastecer o mercado brasileiro, possibilitando maior equilíbrio nos preços do cereal, que alcançou patamares históricos em 2020, devido ao aumento do consumo interno e pelo aumento das exportações devido ao estímulo cambial", diz a nota divulgada pelo IBGE.

Trigo

Já a produção de trigo – importante matéria-prima para a fabricação de pães, massas e bolos, do qual o Brasil é importador líquido – deverá ficar em 8,4 milhões de toneladas, um salto de 34,8% ante 2020. Tamanho avanço se explica porque, em 2020, "as lavouras de inverno foram afetadas por problemas climáticos, o que reduziu seus potenciais produtivos", diz a nota divulgada pelo IBGE.

Em 2021, a seca e as ondas de frio ainda não atrapalharam a produção de trigo, por isso, comparativamente, a safra deverá ser melhor do que a do ano passado. Segundo o IBGE, o rendimento médio da safra de trigo em 2021 deverá aumentar 19,9%, já que a área plantada aumentou 12,4%, "em decorrência do estímulo do preço do produto".

saiba mais

Produção da 2ª safra de milho será de 65,2 milhões de t, diz IBGE

Problemas climáticos fazem Conab reduzir mais uma vez previsão para safra brasileira

 

"A região Sul deve responder por 90,4% da produção tritícola nacional em 2021. No Paraná, maior produtor (46,4% do total nacional), a produção deve aumentar em 24,6% frente a 2020, atingindo 3,9 milhões de toneladas. O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor (40,7% do total), deve produzir 62,1% a mais que em 2020, atingindo 3,4 milhões de toneladas. Santa Catarina também investiu mais no cereal, subindo sua estimativa da produção em 58,9% frente a 2020, chegando a 275,6 mil toneladas em 2021", diz a nota do órgão de estatísticas.

Já a produção total de feijão deverá somar 2,7 milhões de toneladas em 2021, em suas três safras, conforme o LSPA de julho. Ainda é uma alta de 0,5% frente a produção total de feijão no ano passado, mas o IBGE reduziu, em julho, a estimativa em 1,6%, na comparação com o LSPA de junho.
Source: Rural

Leave a Reply