Skip to main content

Após a semana ter começado com sensação de calor e temperaturas altas, as condições climáticas vão mudar no Sul do país. Até o fim desta semana, a passagem de uma frente fria  pela região vai provocar chuva e queda na temperatura.

Nesta terça-feira (10/8), segundo a Climatempo, o tempo fica instável no norte do Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva a qualquer hora e que podem vir até mesmo com forte intensidade. Em Porto Alegre e na Serra, o clima será fechado e chuvoso.

saiba mais

Agosto será mais seco, mas terá pelo menos três frentes frias; Veja a previsão por região

Governo do Paraná decreta emergência hídrica por 90 dias

 

 

A frente fria avança para o Sudeste do país na quarta-feira (11/8), mas, na retaguarda deste sistema, uma massa de ar frio volta atuar no Rio Grande do Sul e provoca queda na temperatura. O amanhecer vai ser frio e com risco para geada no extremo oeste.

Há risco de geada, também, no amanhecer da quinta-feira (12/8), em áreas do oeste, centro e sul do Estado. Nas demais regiões, o sol aparece, com algumas nuvens, mas não chove. As condições para geada diminuem a partir da sexta-feira (13/8), que promete ser de sol e nuvens. 

Leia mais notícias sobre Tempo

A terça-feira (10/8) será de sol, ar seco e sem condições para chuva na maioria das áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Uma frente fria provoca muita nebulosidade e queda da temperatura sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul, mas por enquanto não chove.

A nebulosidade e o vento aumentam sobre São Paulo, mas também não tem previsão de chuva para esta terça. No extremo norte do Brasil, há previsão de pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão, no norte do Pará, no Amapá, em Roraima e no centro-oeste e norte do Amazonas.

saiba mais

Geada intensa nesta quinta ameaça lavouras pelo Brasil e preocupa produtores

 

Chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de hoje até domingo (16/8) os acumulados de chuvas no Brasil serão mais significativos no noroeste da região Norte, com valores estimados entre 40 mm e 50 mm, podendo alcançar até 80 mm no Pará.

Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e na área do Matopiba (Maranhão, Tocatins, Piauí e Bahia), a previsão é de tempo seco na maior parte das áreas, com possibilidade de acumulados inferiores a 10 mm para o Recôncavo Baiano, norte do Maranhão e faixa litorânea.

No Sul, áreas de instabilidade devem fazer com que os maiores acumulados de chuva fiquem na faixa de 70 mm no leste de Santa Catarina.

Mapa do Inmet com previsão do tempo para esta terça-feira (10/8) (Foto: Inmet/Reprodução)

 
Source: Rural

Leave a Reply