Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (9/8).

Alimentação

(Foto: Getty Images)

 

A Medida Provisória que reforma o Bolsa Família para transformá-lo no novo programa social do governo, o Auxílio Brasil, também prevê a criação do programa Alimenta Brasil para incentivar a agricultura familiar e o consumo dos alimentos provenientes desse grupo. Segundo o texto ao qual o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, teve acesso, além do fomento à produção pelas famílias e cooperativas familiares, o Alimenta Brasil também prevê a doação dos alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Fogo no Pantanal

(Foto: Ivan Canabrava/Illuminati Filmes/IPAM)

 

Um incêndio de grande proporção atingiu o Pantanal Mato-grossense neste fim de semana, na região de Poconé, em Mato Grosso. Em dois dias, uma área de quase mil hectares de vegetação nativa e pastos naturais queimou após o fogo se alastrar por propriedades rurais. O incêndio começou no sábado (07/8) e, após dois dias, o fogo ainda não foi controlado. De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais do Estado, é a maior ocorrência registrada nesta temporada.

Exportação de algodão

(Foto: Claus Lehmann)

 

Brasil encerrou o ano comercial 2020/2021 com recorde nas exportações de algodão, informou, nesta segunda-feira a Associação Brasileira dos Produtores da pluma (Abrapa). De agosto de 2020 a julho de 2021, os embarques do produto somaram 2,4 milhões de toneladas 23% a mais que no período anterior, gerando uma receita de US$ 3,77 bilhões.

Desigualdade rural

(Foto: Reprodução)

 

Responsável por 12,4% da produção nacional de grãos, a região Nordeste viu encolher à metade a participação das lavouras temporárias, que incluem produtos como arroz, feijão, soja, milho, cana-de-açúcar e frutas, sobre sua produção agrícola total em 11 anos. É o que aponta uma análise divulgada nesta segunda-feira (9/8) pelo Ipea comparando dados dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017, período no qual se acentuaram as desigualdades no desenvolvimento agrícola local na comparação com a média nacional.

Aquecimento global

(Foto: Christian Braga / Greenpeace)

 

O painel da ONU sobre mudança climática soou um alerta terrível nesta segunda-feira (9/8), dizendo que o mundo está perigosamente perto de um aquecimento fora de controle, e que os humanos são "inequivocamente" os culpados. Os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera já são altos o suficiente para garantir a destruição do clima por décadas, senão séculos, alertaram os cientistas em um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Mudança climática

(Foto: Jessica Gow/TT News Agency/via REUTERS)

 

Com um pedido por pressão "em massa" para o combate à mudança climática na esteira de um relatório desalentador divulgado nesta segunda-feira por uma comissão científica da ONU, a ativista Greta Thunberg disse que agora planeja comparecer à conferência global do clima em Glasgow, na Escócia. A importante conferência da ONU colocará à prova a ambição dos países para limitar o aquecimento global, que um relatório científico histórico desta segunda-feira alertou estar perigosamente perto de crescer acima dos limites com os quais os países concordaram.

Mundial da PBR

(Foto: Divulgação)

 

O peão brasileiro José Vitor Leme ficou em terceiro lugar na etapa do Mundial da Professional Bull Riders (PBR) disputada de 6 a 8 de agosto em Sacramento, mas mantém a liderança do ranking com 1.548,50 pontos, com 67,24% de aproveitamento. O competidor de Ribas do Rio Pardo (MS) está quase 500 pontos à frente do vice-líder, o paulista Kaique Pacheco, que terminou o final de semana em sexto lugar.

Colheita de milho

(Foto: REUTERS/Karl Plume)

 

A colheita da segunda safra de milho do centro-sul do Brasil chegou a 58% da área cultivada na última quinta-feira, em meio a uma lentidão nos trabalhos no Paraná e Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento da consultoria AgRural divulgado nesta segunda-feira. O número representa avanço de nove pontos percentuais sobre a mesma data da semana anterior, mas segue abaixo dos 70% do mesmo período de 2020, após um plantio tardio e problemas climáticos.

Farelo de soja

(Foto: United Soybean Board/CCommons)

 

A demanda externa pelo farelo de soja brasileiro fez as exportações atingirem, em julho, o maior volume desde 2004, destacou em boletim nesta segunda-fira (9/8) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).  Esse cenário, segundo os pesquisadores, resultou em aumento nos prêmios de exportação, diminuição da oferta de grandes lotes por parte das indústrias no spot nacional e avanço nos preços internos do farelo.

Agtech

(Foto: Getty Images)

 

Pedagoga e cientista política, Priscilla Veras conta que a startup Muda Meu Mundo nasceu após ela observar que produtores de frutas, verduras e legumes orgânicos têm dificuldade de ter constância nas vendas. Vender para o público diretamente pode ser bom, mas nem sempre traz a frequência e a garantia de consumo que o agricultor precisa.
Source: Rural

Leave a Reply