Skip to main content

Rodrigo Pessoa não participará, neste sábado (7/8), da final por equipes do hipismo de saltos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele será substituído por Yuri Mansur, cavaleiro que chegou a disputar a final da prova individual, terminando em 20º lugar, montando Alfons.

A decisão foi tomada em função do desempenho da montaria de Pessoa na classificatória. Durante a passagem pela pista de saltos, Carlito’s Way demonstrou estranhamento em relação aos obstáculos e refugou duas vezes. Rodrigo acabou com 20 pontos perdidos, 16 pelos saltos e 4 por não completar o percurso dentro do tempo estipulado.

Marlon Zanotelli, montando EdgarM, zerou o percurso na classificatória por equipes nas Olimpiadas de Tóquio (Foto: CBH)

 

 

“O Carlitos ficou muito tenso e nervoso na pista, assustado com os obstáculos. Ele reagiu algumas vezes, mas eu sabia que tinha uma boa margem para passar para o segundo percurso. Tive que levar ele com firmeza e não foi muito agradável, mas eu tinha que seguir pela equipe e levar ele até o final”, disse o cavaleiro brasileiro, de acordo com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Pessoa é dono de três medalhas olímpicas de hipismo. Foi bronze por equipes em Atlanta-1996 e Sidney-2000 e ouro no individual em Atenas 2004. Inicialmente, ele havia ficado com a prata, mas um ano depois, foi declarado campeão olímpico depois da confirmação do doping do cavalo Waterford Cristal, com o qual o irlandês Cian O’Connor havia vencido a competição.

Rodrigo Pessoa e Carlito's Way. refugos do cavalo levou
conjunto a ser substituído para a final de saltos por
equipes, no Jogos Olímpicos (Foto: CBH)

Teremos a troca de cavalo e cavaleiro, mas vou estar aqui para ajudar meus companheiros de equipe e brigar por uma medalha. Trazer a minha roupa (uniforme) esperando que tenha um pódio amanhã", disse Pessoa, ainda conforme a CBH. Ele participa de sua sétima Olimpíada.

A equipe brasileira se classificou em oitavo lugar das dez vagas na decisão das medalhas olímpicas. Neste ano, os resultados são contabilizados a partir do somatório dos tempos e das penalidades dos três conjuntos. O Brasil encerrou com o tempo total de 260 segundos e 81 centésimos com 25 pontos perdidos.

O único conjunto brasileiro a zerar o percurso foi Marlon Zanotelli e EdgarM. Pedro Veniss, com Quabri de L’lisle, teve cinco pontos perdidos, quatro nos saltos e uma no tempo. Os dois retornam à pista de saltos na tentativa de conquistar a terceira medalha olímpica por equipes do hipismo de saltos brasileiro.

"O Quabri saltou muito bem talvez confiei um pouco demais ali no final do percurso e fiz um ponto de excesso. A gente tentou não forçar ele muito hoje. Mas estou contente com o resultado, se eu montar melhor amanhã acho que dá para fazer zero. O sistema está muito difícil", disse Veniss, segundo a CBH.

saiba mais

Brasil avança para a final do salto por equipes no hipismo em Tóquio

 

 

Com o mesmo cavalo, ele foi medalha de ouro por equipes nos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, em 2019. Também ficou em 5º lugar no concurso de saltos por equipes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“O percurso estava bem técnico, com bastante opção. O Edgar está em plena forma, demos um pouco de azar na qualificativa com uma faltinha", comentou Zanotelli, à CBH, dizendo-se feliz com seu resultado na classificatória. Ele disputou também a competição individual nos Jogos de Tóquio. “Nossa equipe está bem unida, se deus quiser vamos trazer mais uma medalha, como no Pan de Lima", destacou o cavaleiro, ouro individual e por equipes nos Jogos Panamericanos de Lima, em 2019.

O melhor desempenho da classificatória foi da equipe da Suécia, com 239 segundos e 57 centésimos no somatório dos tempos e nenhum ponto perdido. A Bélgica ficou em segundo, com tempo total de 253 segundo e 9 centésimos e quatro pontos perdidos. A Alemanha ficou em terceiro, com 254,79 segundos e quatro pontos perdidos.

"Os suecos estão voando aqui, ainda não colocaram nenhum obstáculo no chão na Olimpíada toda, sensacional a apresentação deles. Mas amanhã temos uma nova chance de brigar de igual para igual e esperamos ter um resultado bom”, destacou Rodrigo Pessoa, à CBH.

A final do hipismo de saltos por equipes será realizada neste sábado (7/8), às 7h pelo horário de Brasília.

Suécia terminou em primeiro na classificatória dos saltos, em Tóquio, que levou dez equipes para a final (Foto: Reprodução/Tokyo2020.org)

 
Source: Rural

Leave a Reply