Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira

Vendas de soja

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A comercialização da safra de soja do Brasil 2020/21 atingiu 81,9% do total projetado, uma evolução mensal de 2,7 pontos percentuais, ficando abaixo da média histórica para o período, com produtores à espera de melhores preços, apontou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado.

Montanha de milho

(Foto: Paulo Egídio/Arquivo Pessoal)

 

O produtor de grãos Paulo Egídio, dono da fazenda Pesa Três, em São José do Xingu (MT), diz que tem perdido muitas horas de sono por manter uma montanha de milho ao relento, mas acredita que adotou uma boa estratégia de comercialização neste ano. Dono de 5.500 hectares, ele plantou 4 mil de safrinha. Optou por não fechar contratos de venda antecipada, colheu bem mais que a maioria dos produtores e está com 200 mil sacas armazenadas nos dois silos da fazenda e mais 320 mil do lado de fora, à espera da conclusão de um armazém que vai mais que dobrar sua capacidade.

Plantio de lúpulo

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

O Brasil, terceiro maior produtor de cervejas do mundo, atrás de EUA e China, importa praticamente 100% do lúpulo usado na fabricação da bebida, mas vem aumentando a produção desse insumo, de olho no crescimento das cervejas artesanais, que buscam um lúpulo com mais qualidade. No ano passado, a área de plantio aumentou 110% em relação a 2019, chegando a 42 hectares e 24 toneladas produzidas, segundo levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), divulgado nesta sexta-feira (6/8), Dia Internacional da Cerveja, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Trigo transgênico

(Foto: Thinkstock)

 

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deixou novamente fora da pauta de discussões um pedido de liberação comercial para uso de farinha de trigo geneticamente modificado no Brasil, informou o órgão após reunião realizada nesta quinta-feira.

Bolsonaro a caminhoneiros

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

Em recado aos caminhoneiros, o presidente da República, Jair Bolsonaro, reafirmou que estuda a possibilidade de reduzir a zero o imposto federal sobre o óleo diesel a partir de 2022. Em uma semana marcada por atritos entre o chefe do Executivo e integrantes do Judiciário em torno do voto impresso, Bolsonaro deixou a pauta política de lado no período da manhã em conversa com apoiadores e decidiu focar apenas na questão do combustível, outro tema recorrente nas falas do presidente.

Amazônia

(Foto: Christian Braga / Greenpeace)

 

Entre agosto de 2020 e julho de 2021, a Amazônia perdeu 8.712 quilômetros quadrados, segundo mostram dados divulgados nesta sexta-feira (6/8) pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número do desmatamento ainda não considera o último dia de julho, mas isso não muda o fato de o volume ser o segundo maior da série histórica do Deter, iniciada em 2016.

Carne suína

(Foto: ABPA/Divulgação)

 

As exportações brasileiras de carne suína registraram aumento de 2,2% em julho na comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (06/8) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). No total, foram embarcadas 102,7 mil toneladas do produto no último mês, levando a um acumulado de 665,4 mil toneladas nos sete primeiros meses de 2021 – 14,76% maior do que o registrado no mesmo período de 2020.

Emergência no cacau

(Foto: Erik Lopes/TNC)

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou estado de emergência fitossanitária para a praga Moniliophthora roreri (monilíase do cacaueiro) nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A medida visa reforçar as as ações de prevenção e evitar a dispersão da praga para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu. O estado de emergência será de um ano segundo a Portaria nº 249 publicada nesta sexta-feira (6/8).

Abate de vacas prenhas

(Foto: Jerônimo Vicenzi/Divulgação)

 

Decisão infeliz, inconstitucional, crueldade, maus-tratos, contrassenso e causa de estresse a quem acompanha abate em frigoríficos. São alguns termos usados em uma carta de repúdio divulgada nesta quinta-feira (5/8) por entidades de proteção animal para pedir a revogação do artgo 7º da Portaria 365, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 16 de julho. O texto, que atualiza as normas técnicas federais de manejo pré-abate e de abate humanitário, permite o abate de vacas prenhas em fase final de gestação (até 90% do ciclo) e de seus fetos.

Jogos Olímpicos

(Foto: CBH)

 

Com o oitavo lugar, o Brasil garantiu vaga, nesta sexta-feira (6/8), para a final do salto por equipes no hipismo nas Olimpíadas de Tóquio. Os dez mais bem colocados avançaram à disputa por medalhas, que ocorrerá neste sábado (7/8). Dos três cavaleiros do país, só Marlon Zanotelli fez o percurso sem erros e dentro do tempo. Pedro Veniss cometeu cinco faltas, e Rodrigo Pessoa, 20. No total, o Brasil teve 25 penalidadees e um tempo de 260.81. Na decisão por medalhas, Rodrigo Pessoa será substituído por Yuri Mansur, montando Alfons. A final será neste sábado, às 7h, pelo horário de Brasília.
Source: Rural

Leave a Reply