Skip to main content

O Ministério da Agricultura declarou o Acre, nesta quinta-feira (5/8), como “área sob quarentena” para a praga quarentenária ausente Moniliophthora roreri (monilíase do Cacaueiro), detectada pela primeira vez no Brasil em área urbana de Cruzeiro do Sul (AC).

A declaração, feita para todo o Estado, implica na proibição do trânsito de materiais vegetais (frutos, plantas) hospedeiros da praga (espécies do gênero Theobroma e Herrania) provenientes de todas as regiões para as demais unidades da federação. 

Monilíase causa perdas na produção e elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas (Foto: Mapa/Divulgação)

 

“Essa é uma medida cautelar, que visa prover um maior suporte para as ações de fiscalização do trânsito de vegetais, executadas pelas Agências Estaduais de Defesa Agropecuária, com vistas a evitar a dispersão da praga para as áreas livres do país, principalmente para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu”, explica a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.

O status de "área sob quarentena" para todo o Estado permanecerá vigente até que sejam concluídos os trabalhos de delimitação da área exata da ocorrência da praga e estruturadas as medidas previstas de prevenção e erradicação da praga previstas no Plano Nacional de Prevenção e Vigilância de Moniliophthora roreri.

saiba mais

Cabruca: sistema pode levar o Brasil à autossuficiência no cacau sustentável

Processamento de cacau cresce 10,3% no primeiro semestre

 

A monilíase é uma doença devastadora que afeta, principalmente, plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga.

Essa é uma doença que atinge somente as plantas hospedeiras do fungo, sem riscos de danos à saúde humana. O ministério alerta que, devido ao seu potencial de danos às culturas, é importante a notificação imediata de quaisquer suspeitas de ocorrência da praga.

Leia mais notícias sobre Agricultura
Source: Rural

Leave a Reply