Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (4/8)

Preços ao produtor

Colheita de soja no Porto Nacional, estado de Tocantins, Brasil (Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA), calculado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), mostra que os valores recebidos na venda da produção agropecuária subiram 11,5% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período do ano passado. Os pesquisadores observam que a alta do IPPA/Cepea só não foi maior porque foi limitada pelo recuou de 1,8% do indicador no segundo trimestre.

BRF na China

BRF (Foto: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

 

O Ministério da Agricultura afirmou, em nota, que a suspensão, por parte da China, das importações de carnes de frango e suína da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde (MT) ocorreu por causa de problemas identificados no transporte dos produtos até o país asiático. Segundo a pasta, a informação foi dada por uma autoridade chinesa nesta terça-feira, 3, após a publicação do embargo no site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês).

Uso de agroquímicos

(Foto: Pixabay)

 

Os agricultores do Brasil trataram 748,6 milhões de hectares com defensivos químicos no primeiro semestre, aumento de 9,4% sobre igual período do ano anterior, informou nesta quarta-feira o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). A "área tratada" representa a multiplicação de área cultivada pela quantidade de aplicações realizadas, o que, segundo a entidade, é a metodologia que melhor reflete o uso efetivo de agroquímicos pelos agricultores. Em volume, houve elevação de 7,6% no total de produtos utilizados de janeiro a junho, para 472.436 toneladas.

Crédito para a cafeicultura

(Foto: André Cunha/ Arquivo Pessoal)

 

O setor cafeeiro do Brasil espera que haja a destinação de 1 bilhão de reais em financiamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para produtores afetados pelas geadas de julho, disse nesta terça-feira o Conselho Nacional do Café (CNC), embora os valores sigam em negociação.

Concurso de qualidade

café (Foto: Pixabay)

 

O principal concurso de qualidade do mundo para cafés, o Cup of Excellence 2021, está com inscrições abertas. Os lotes inscritos serão avaliados quanto a tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e qualidade de bebida na pré-seleção. Os que obtiverem nota média igual ou superior a 86 pontos, respeitado o limite dos 100 primeiros colocados, serão encaminhados para a comissão julgadora nacional, que reavaliará esses cafés.

Cooperativas

Castrolanda (Foto: Adriano Rosa)

 

A Castrolanda, formada por cerca de 1.100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo, encerrou o primeiro semestre com faturamento total de R$ 2,6 bilhões, resultado 35% maior do que no mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados aos cooperados na pré-assembleia semestral de balanço, realizada virtualmente na última sexta-feira (30/7).

Exportações

(Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

A exportações de milho do Brasil deverão cair em volumes em agosto mais acentuadamente do que as de soja, em meio a uma quebra na safra do cereal, enquanto o país já exportou a maior parte da oleaginosa, de acordo com informações da programação de navios para o mês e comparação com o "line-up" do mesmo período de 2020.

Erva-mate

Erva-mate (Foto: Kátia Pichelli)

 

Um estudo de tese de doutorado investigou o efeito de diferentes métodos de secagem na composição química, nutricional e características de cor das folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis). Entre os resultados, o uso de micro-ondas – método ainda não utilizado pelo setor – destacou-se ao manter elevado o teor de compostos benéficos à saúde. O processo também resultou em uma matéria-prima com baixo teor de antraquinona, dentro do limite aceitável pela União Europeia, ao se comparar com os processos tradicionais.

Indicação Geográfica

agricultura-hortifruti-maca-fuji (Foto: Aires Mariga/Epagri)

 

A maçã fuji de Santa Catarina obteve, nesta terça-feira (3/8), Indicação Geográfica(IG), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Foi a sexta certificação do Estado. A IG indica que a maçã é produzida de uma forma particular e abrange uma área de 4.928 km² na região de São Joaquim. 

Jogos Olímpicos

(Foto: CBH)

 

O brasileiro Yuri Mansur encerrou sua participação na competição individual de saltos longe da medalha olímpica. Montando Alfons, o cavaleiro brasileiro terminou a prova nos Jogos Olímpicos, nesta quarta-feira (4/8), apenas na 20ª colocação entre os 30 competidores que disputaram a decisão, em Tóquio.
Source: Rural

Leave a Reply