Skip to main content

A edição de agosto da Revista Globo Rural chega às bancas, ao site e ao aplicativo Globo+ trazendo a reinvenção de fazendas que, diante da pior crise hídrica dos últimos 90 anos, geram a própria energia a partir de dejetos de animais e bagaço de cana-de-açúcar.

A entrevista do mês é com Itamar Vieira Junior, autor da obra Torto arado, vencedora do maior prêmio da literatura brasileira. O escritor fala sobre ela está ligada ao seu trabalho de campo e às conversas com as populações do sertão baiano e do Maranhão.

Edição de agosto destaca a reinvenção de fazendas que produzem energia a partir de dejetos de animais (Foto: Globo Rural/Estúdio de Arte)

 

A edição ainda destaca o agro nas ondas do rádio. O programa CBN Agronegócio, que vai ao ar toda terça-feira em cadeia nacional, às 13h20, comandado pelo editor-chefe da Revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, foi eleito o melhor programa de rádio do setor do Brasil. A revista e equipe foram premiadas em outras categorias.

O Prêmio UDOP é destaque na seção de Ambiente. As melhores práticas ambientais adotadas por usinas de cana no país terão destaque em um prêmio inédito realizado pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), com o aval técnico e avaliação da Embrapa Meio Ambiente.

saiba mais

Problemas em estradas vicinais dificultam escoamento da safra

Governo lança programa para prevenir e combater incêndios em áreas rurais do Pantanal

 

Sobre irrigação, o assunto é os impactos na produção. A boa rentabilidade de grandes culturas leva agricultores a investir na tecnologia para colher até seis safras a cada dois anos.

A permanente estiagem no Pantanal eleva os riscos de novas queimadas onde faltam água para o combate ao fogo. Assunto é tema central da reportagem “Súplica Pantaneira”.

Na seção Caminhos da Safra, o destaque é um estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) que revela que 68,1% do total da malha viária do país é composta por vicinais e estradas não pavimentadas.

saiba mais

Imagens aéreas mostram avanço da seca no Pantanal e morte de animais; Veja fotos

Guia orienta pecuarista do Pantanal a criar gado de forma mais sustentável

 

Em Sustentabilidade, o protagonista é o carbono. O negócio de R$ 5 bilhões e tudo que o Brasil precisa fazer para acessar esse valioso mercado global.

Carla Retuci Borriello, ou a dona das oliveiras, é o destaque do O Agro É Delas. Você vai conhecer a história da mulher que deixou o mercado financeiro para se dedicar à produção de azeite extravirgem que conquistou chefs brasileiros e premiações internacionais.

As Análises trazem tudo sobre os efeitos das geadas no preço do milho, o dólar e o clima para a soja nos EUA, a manutenção da baixa oferta do boi gordo e a alta do preço do leite.

saiba mais

Cenário fiscal brasileiro é desafio para o mercado de carbono

 

Na seção Tempo, você descobre quais as previsões para agosto em cada região do país, bem como traça um panorama sobre o clima em outras regiões do mundo.

A edição ainda conta com dicas valiosas da vida no campo. Você saberá tudo sobre como criar porquinho-da-índia e como plantar artemisia annua. No tradicional GR Responde, tire suas dúvidas sobre a vida na fazenda, como galinhas que usam outros ninhos na sua postura, caprinos leiteiros e os vários usos da cuia.

No #TônaGR, conheça a história de Marcelo Hofmeister, de 30 anos. Depois de passar dois anos fora do país, o gaúcho voltou para Pedras Altas (RS) e criou a Seed, uma plataforma que tem o objetivo de levar informações sobre o mercado financeiro para quem é do campo, com uma linguagem de quem nasceu no campo.

saiba mais

Condições das lavouras de milho e trigo do Paraná pioram mais após geadas

Setor cafeeiro do Brasil mira crédito de R$1 bi do Funcafé após geadas

 
Source: Rural

Leave a Reply