Skip to main content

O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA), calculado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), mostra que os valores recebidos na venda da produção agropecuária subiram 11,5% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período do ano passado. Os pesquisadores observam que a alta do IPPA/Cepea só não foi maior porque foi limitada pelo recuou de 1,8% do indicador no segundo trimestre

Segundo eles, a alta do indicador no primeiro semestre foi impulsionada pelo aumento expressivo de 25,6% do IPPA-Grãos/Cepea, impulsionado pelas fortes elevações dos preços do algodão (de 24,4%), arroz (de 11,5%), milho (25,9%) e soja (27,9%).

(Foto: Divulgação)

 

 

Já o IPPA-Pecuária/Cepea teve aumento de 4,4% no primeiro semestre de 2021 frente ao mesmo período de 2020, sustentado especialmente pelos preços da arroba bovina e do frango.

O IPPA-Hortifrutícolas/Cepea recuou 18,2% no primeiro semestre de 2021, com quedas os preços de todos os produtos acompanhados. O IPPA-Cana e Café/Cepea teve baixa real de 3,5%, reflexo exclusivamente do comportamento dos preços da cana.

Os cálculos relativos ao segundo trimestre, quando o indicador recuou 1,8%, em termos reais, ante o trimestre anterior, mostram quedas dos hortifrutis, grãos e proteínas animais.
No segundo trimestre, o IPPA-Grãos/Cepea reduziu 3,7% em termos reais frente ao primeiro trimestre de 2021. A principal queda foi no arroz, mas o algodão e a soja também recuaram. Em geral, os preços dos grãos caíram mensalmente entre abril e junho.

Já o IPPA-Pecuária/Cepea recuou 3,3%, em termos reais, na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres de 2021, pressionado sobretudo pelas desvalorizações da arroba bovina, dos suínos e do leite. Em geral, os preços pecuários recuaram em abril e maio e demonstraram alguma recuperação em junho.

O IPPA-Hortifrutícolas/Cepea teve forte queda de 26,1%, em termos reais (frente aos preços industriais), entre o primeiro e o segundo trimestres de 2021, com reduções para todos os produtos acompanhados. Os destaques negativos foram batata, tomate, banana e uva.

Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021, o IPPA-Cana e Café/Cepea teve expressiva alta, de 21,0% em termos reais. O índice foi impulsionado sobretudo pelas valorizações da cana, mas o café também subiu.
Source: Rural

Leave a Reply