Skip to main content

A produção de soja de Mato Grosso deve alcançar 37,41 milhões de toneladas na próxima temporada (2021/22), que será plantada a partir de setembro, estimou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) com leve avanço ante a análise anterior citando preços elevados do grão.

No mês passado, o órgão ligado aos produtores estimava 37,3 milhões de toneladas para a soja da nova safra.

Colheitadeira em plantação de soja em Mato Grosso (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

 

A expectativa de área cultivada com a oleaginosa ficou praticamente estável, em 10,84 milhões de hectares, e representa alta de 3,59% em relação ao ciclo anterior.

Segundo o Imea, são "drivers" de crescimento para a próxima safra "a disponibilidade de áreas favoráveis para a conversão em agricultura e os preços comercializados do grão em níveis elevados".

Quando comparada à safra anterior, a produção esperada para 2021/22 representa avanço de 3,77%, disse o instituto.

Safra atual

Ainda nesta segunda-feira, o Imea estimou a safra de milho 2020/21 do Estado, que está sendo colhida, em 31,9 milhões de toneladas, praticamente estável ante os 32 milhões de toneladas vistos no relatório anterior, mas uma redução de 9,96% ante a temporada de 2019/20.

"O corte na perspectiva, foi pautado principalmente pela redução da produtividade nas áreas mais tardias, que foram intensamente impactadas pelo clima na temporada."

saiba mais

StoneX estima nova safra recorde de soja no Brasil em 2021/2022

 

Para o algodão em pluma, que também está sendo colhido em Mato Grosso, a projeção de safra 2020/21 do Imea foi mantida em 1,6 milhão de toneladas.

"No entanto, a preocupação ainda segue em relação aos resultado das áreas mais tardias, principalmente os talhões semeados depois do dia 15 de fevereiro, onde o clima prejudicou o desempenho da produtividade nestas áreas", acrescentou.
Source: Rural

Leave a Reply