Skip to main content

Solução desenvolvida em laboratório melhora as condições das raízes, retém mais água na terra, contribuindo para o aumento da biodiversidade e para a preservação da fertilidade do solo (Foto: Divulgação)

 

Para governos e empresas, a  busca por formas de atender aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização  das Nações Unidas (ONU), e melhorara saúde do planeta tem sido desafiadora.

Uma solução desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e operacionalizada em escala industrial pela multinacional Ambipar, especializada em serviços e produtos voltados à gestão ambiental em diferentes áreas, pode colaborar não apenas com um dos
ODS’s, mas com cinco deles.

O produto Ecosolo®, patenteado pela Ambipar, além de contribuir com uma série de vantagens para a agricultura, atua na redução de gases de efeito estufa na atmosfera. O condicionador de solo é obtido a partir de resíduos de unidades industriais. Em outra situação seria destinado em um aterro sanitário. Mas além de aumentar a produtividade das
culturas, o processo bioquímico provocado pelo condicionador de solo da Ambipar faz com que haja a captura de CO2. O Professor da Universidade Ohio,  Rattan Lal, explica que a recuperação de 2% de carbono de todo o solo do planeta compensaria 100% de todas as emissões acumuladas na atmosfera desde a Revolução Industrial.

Os agricultores que utilizam o Ecosolo® recebem orientações de especialistas da Ambipar sobre as técnicas de manejo sustentável para acumular carbono orgânico no solo. Além do benefício na produção, o cultivo gera mais uma fonte de renda: o crédito de carbono, que tem o valor compartilhado entre as duas partes.

Nesse processo, com o manejo sustentável, há uma contribuição para o aumento da biodiversidade e para a preservação da fertilidade do solo. Além do registro no Ministério da Agricultura, o Ecosolo® conta com duas certificações – uma do Instituto Biodinâmico (IBD) e outra do ECOCERT Insumos –, por isso pode ser utilizado para a produção orgânica e exportado.

O material pode ser usado tanto na cultura florestal, na agricultura e pecuária em geral. O Ecosolo® leva ao aumento da matéria orgânica, condiciona o solo para aumento da mesofauna, contribui com a reposição gradual de nutrientes.  O aumento de produtividade é um dos benefícios do insumo da Ambipar, levando a um acréscimo de massa de grãos de soja de 28% graças a uma redução  das perdas de fertilizante mineral por lixiviação, volatilização e fixação. Dados do Instituto Federal de São Paulo  apontam que no caso do milho (safrinha), sem o uso do Ecosolo® a produtividade é de 2.700, 5 (kg/ha), podendo chegar a 3.890,2 ((kg/ha) com o uso de 3,5 toneladas.

ESG CONTEMPLADO COM A TECNOLOGIA
Cada vez mais relevante nas estratégias das empresas, dos investidores e dos consumidores, o conceito ESG – que definem práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio – também é contemplado pelos benefícios do Ecosolo®, como explica Onara Lima diretora de Sustentabilidade da Ambipar. “O produto ajuda o meio ambiente, gera
ganhos sociais qualificando agricultores e suas comunidades, apresenta uma  viabilidade econômica maior em relação ao fertilizante comum e contribui com uma imagem de produção neutra  em carbono ao agricultor, tornando-o  protagonista nas contribuições à mitigação das mudanças climáticas.”

Até agora, a Ambipar comercializou cerca de 3 milhões de toneladas do Ecosolo® através da tecnologia que dá uma nova função a resíduos que seriam descartados, o condicionante de solo atende ao conceito da economia circular, cada vez mais valorizado por consumidores e pelas empresas.

Entre todos esses ganhos, o agricultor ainda colabora com o planeta aoadquirir um produto que não precisou utilizar  outros recursos na sua produção, como água e outros recursos naturais.

O Ecosolo® é o exemplo de um processo de transição para um modelo restaurador que faz sentido economicamente, gera diferencial  competitivo e garante a sobrevivência do planeta, o qual não existe outro. Temos que cuidar, juntos!
Source: Rural

Leave a Reply