Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (30/7) no site da Globo Rural.

Perdas com a geada

Plantação de hortaliças impactada por geada em Ibiúna, interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

 

A onda de frio que atinge o Brasil esta semana deve deixar a salada mais cara nas regiões afetadas por geada e temperaturas negativas nos últimos dias. No cinturão verde de São Paulo, as perdas nas lavouras de folhosas chegam a 40%, segundo levantamento preliminar feito pelo Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort).

Em um sobrevoo pela região cafeeira de Varginha, no sul de Minas Gerais, é possível ver manchas amarronzadas em grande parte das plantações, sinais de como as geadas do último dia 20 queimaram os cafezais e indicam perdas para pelo menos as próximas duas safras.

Já no milho 2ª safra, a quebra na produção provocada por problemas climáticos tem obrigado o produtor a comprar para cumprir contratos antecipados. A Aprosoja São Paulo estima perdas de até 50% na produtividade causadas pela seca e geadas.

Alerta com peste suína

Criação de suínos (Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou, em nota, que o primeiro registro de peste suína africana nas Américas – um caso foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)  na República Dominicana – põe o setor produtivo em alerta no Brasil e exige intensificar os cuidados preventivos.

Conforme a entidade, os rígidos procedimentos de biosseguridade adotados foram atualizados, com foco especial na movimentação de pessoas intrassetorial. "A preocupação, agora, é com o reforço da exigência do cumprimento de quarentena para brasileiros e estrangeiros que atuam direta ou indiretamente no setor produtivo e que estejam retornando ao Brasil", diz a ABPA.

Abate de vacas prenhas

Vaca enviada prenha para frigorífico no Rio Grande do Sul prestes a ser devolvida (Foto: Jerônimo Vicenzi/Divulgação)

 

Uma portaria publicada pelo Ministério da Agricultura atualizando as normas técnicas federais de manejo pré-abate e de abate humanitário pegou de surpresa fiscais agropecuários e órgãos de proteção animal ao incluir, entre os protocolos de bem-estar animal, parâmetros para o abate de animais prenhes.

Embora já fosse autorizado o abate das vacas em qualquer tempo de gestação, a prática foi regulamentada pelo novo protocolo de bem-estar animal para fêmeas que estejam com até 90% da gestação completa – o que no caso de vacas, equivaleria ao oitavo dos nove meses de gestação.

Polêmica na mistura do biodiesel

Trabalhador com amostra de biodiesel em Iraquara (BA) (Foto: REUTERS/Jamil Bittar)

 

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e outras entidades do setor, como Fecombustíveis, NTC&Logística, Fenabrave e Anfavea, manifestaram preocupação com a elevação do teor compulsório para 12% de biodiesel (B12) na mistura de óleo diesel comercializado a partir de agosto.

As entidades argumentam que os testes realizados não confirmaram a viabilidade da utilização do novo percentual e defendem a manutenção do teor em 10%. A Associação dos Produtores de Biodiesel (Aprobio) rebateu dizendo que as informações usadas são falsas, sem fontes de dados concretos, e lançam suspeitas contra o porcentual de biocombustível adicionado ao derivado de petróleo.

Protesto de caminhoneiros

Protesto de caminhoneiros (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )

 

Entidades de caminhoneiros que protestaram pelo país desde o último domingo avaliam que o movimento foi positivo e que trouxe avanços ante o realizado em fevereiro. Segundo elas, os atos contaram com maior adesão dos transportadores, diante do crescente descontentamento da categoria com as promessas não cumpridas pelo governo federal.

A categoria informou que vai se reunir para avaliar o rumo dos atos e ressaltou que novas medidas poderão ser adotadas conjuntamente pelas entidades e sindicatos presentes no movimento.

Fraude nas bebidas

Bebidas apreendidas com suspeita de fraude pelo Ministério da Agricultura (Foto: Ministério da Agricultura)

 

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu 173 mil litros de sucos, néctares e água de coco com indícios de fraude em estabelecimentos produtores de bebidas.

A ofensiva foi realizada por auditores fiscais federais agropecuários do serviço de inspeção de produtos de origem vegetal em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba.

O peso da experiência

Trabalhador inspeciona grãos de soja em Campos Lindos (TO) (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

Na hora de contratar, os recrutadores que atuam em empresas do agronegócio dão mais prioridade à experiência profissional do que à formação acadêmica dos candidatos.

É o que aponta pesquisa feita pela Robert Half, empresa que realiza recrutamento especializado para diferentes setores econômicos, em parceria com a Fundação Dom Cabral junto a 742 profissionais que atuam em recrutamento e seleção.
Source: Rural

Leave a Reply