Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (28/7) no site da Globo Rural.

Homenagem polêmica

Tweet feito pela Secom em homenagem ao Dia do Agricultor (Foto: Twitter/Reprodução)

 

O Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira (28/7) para homenagear o trabalho com a terra, foi lembrado pelo governo federal com a imagem de um homem armado com espingarda caminhando pelo campo.

Embora não tenha relação com o cultivo de alimentos, a posse de armas foi destacada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) como uma das políticas voltadas para o campo, junto com o Plano Safra e a melhoria da infraestrutura rodoviária do país. Após críticas, a publicação foi apagada.

Rússia libera tabaco brasileiro

Lavoura de tabaco (Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo)

 

O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia anunciou nesta quarta-feira (28/7) que o Brasil pode voltar a exportar tabaco para o país.

O órgão fez acordo com representantes do Ministério da Agricultura do Brasil, que se comprometeram a adotar medidas para impedir o envio de ramas com a presença da mosca Megaselia scalari, considerada uma praga quarentenária na Rússia e nos demais países da União Econômica Eurasiática (UEE).

"Colheitômetro"

Equipamento foi instalado na sede da montadora em Curitiba (PR) (Foto: Divulgação/New Holland Agriculture)

 

Depois de levar máquinas agrícolas para camisas de jogadores de futebol, a New Holland anunciou outra ação de comunicação para se aproximar do público urbano. Batizado de colheitômetro, o painel foi inspirado no impostômetro, lançado por Associações Comerciais e aderido por diversas cidades brasileiras.

Os motoristas que passarem em frente à fábrica da empresa, em Curitiba, poderão conferir um painel eletrônico com quase 10 metros de altura e 5 metros de comprimento, que vai exibir, em tempo real, o andamento da colheita de grãos e o valor estimado da produção colhida no país. 

Frio e geada se espalham

Gelo em cerca de propriedade rural (Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema)

 

O dia amanheceu gelado em diversas regiões produtoras da região sul do Brasil, com registros de geada em grande parte das regiões produtoras nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Houve temperaturas próximas de zero em algumas regiões e negativas em outras.

Nos próximos dias, a tendência é da massa de ar polar ganhar força, avançando para regiões, como norte do Paraná e sul e oeste de São Paulo. Nesta quinta-feira (29/7), as temperaturas devem ficar ainda mais baixas, com a possibilidade de geadas mais amplas, chegando a Mato Grosso do Sul e Paraná.

Perdas no café em MG

Lavoura de café atingida em Minas Gerais (Foto: Emater/MG)

 

A Emater de Minas Gerais estima que a geada da última semana afetou cerca de 156,3 mil hectares plantados com café no Estado.

O levantamento, que abrange municípios do Sul de Minas (77,8%) e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (21%), mostra que 9,5 mil produtores tiveram áreas atingidas. Aproximadamente metade dos cafeicultores precisará recorrer a crédito ou seguro rural, declarou a Emater.

Indústria do café tenta conter preços

Colheita de café (Foto: Ricardo Martins)

 

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) indicou em comunicado enviado a associados que estes precisam se posicionar junto ao varejo diante da alta de preços da commodity, citando uma disparada no valor pago pela matéria-prima ao longo deste ano, em momento em que o registro de fortes geadas afeta as perspectivas de produção de café no Brasil.

A nota, cujo teor foi confirmado pela entidade à Reuters nesta quarta-feira, afirma que a indústria do café enfrenta alta média de 82% no valor pago pela matéria-prima entre dezembro de 2020 e julho de 2021, enquanto nas prateleiras o reajuste médio do produto seria de 15,9%.

Alerta contra incêndios no MS

Fogo causa prejuízos em fazenda (Foto: Acrimat/Divulgação)

 

Diante da estiagem e da crise hídrica dela decorrente, o governo do Mato Grosso do Sul tem apostado em medidas preventivas, como a orientação de produtores rurais, motoristas e pantaneiros, para evitar que queimadas, como as ocorridas ano passado, se repitam este ano.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a situação no Mato Grosso do Sul é “grave em termos de crise hídrica, com o nível dos rios muito abaixo do que estavam no ano passado”.

Cavalos brasileiros em Tóquio

Equipe de adestramento já disputou provas no Japão (Foto: Divulgação/CBH)

 

Depois de um período de 14 dias de quarentena, em Aachen, na Alemanha, os cavalos da equipe brasileira de saltos foram embarcados para Tóquio para a disputa das Olimpíadas, informou a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Rodrigo Pessoa (campeão olímpico individual, em Atenas 2004, e duas vezes medalhista de bronze por equipes, em Atlanta 1996 e Sidney 2000) montará Carlito’s Way, cavalo de 11 anos; Yuri Mansour forma conjunto com QH Alfons Santo Antonio, de 14 anos; Quabri de L’isle, de 17 anos, será a montaria de Pedro Veniss; e VDL Edgar, de 12 anos, entrará em pista com o cavaleiro Marlon Zanotelli.

Bactérias para arroz mais produtivo

Grãos de arroz (Foto: Divulgação)

 

Pesquisadores da Embrapa Clima Temperado desenvolveram um consórcio de bacterias capaz de promover a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em lavouras de arroz. Nos experimentos realizados, o inoculante foi capaz de aumentar em até 30% a produtividade do cereal, de acordo com a empresa, além de reduzir o uso de fertilizantes.

Segundo informe da Embrapa, a pesquisa foi inspirada no sucesso da tecnologia de FBN para a soja, considerada um dos melhores exemplos de aplicação de microrganismosna agricultura. A técnica de FBN é usada para disponibilizar à planta o nutriente presente na atmosfera.
Source: Rural

Leave a Reply