Skip to main content

O dia amanheceu gelado em diversas regiões produtoras da região sul do Brasil, informa, nesta quarta-feira (28/7), o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima. Segundo ele, houve registro de geada em grande parte das regiões produtoras nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com temperaturas próximas de zero em algumas regiões e negativas em outras.

(Foto: Rural Clima)

 

“A frente fria trouxe chuvas a várias regiões produtoras, com volumes registrados no norte do Paraná, e sul, leste e área central de São Paulo, acima de 20 milímetros, o que é bom para essa época do ano”, disse Santos, em alerta divulgado via internet.

De acordo com o agrometeorologista, a tendência é da massa de ar polar ganhar força, avançando para regiões, como norte do Paraná e sul e oeste de São Paulo. Nesta quinta-feira, as temperaturas devem ficar ainda mais baixas, com a possibilidade de geadas mais amplas, chegando a Mato Grosso do Sul e Paraná.

Leia mais sobre a Previsão do Tempo

“Na sexta-feira, com a volta do tempo aberto, essa massa de ar polar ganha mais força e atinge áreas de café, cana, hortifrúti e laranja de São Paulo e Minas Gerais. Há risco de temperaturas baixas no sul de Goiás, Triângulo Mineiro e extremo sul de Mato Grosso, devido à massa de ar polar prevista para quinta e sexta-feira”, diz ele.

Nesta quarta-feira, a frente fria avança, especialmente na região sul do país, além de Mato Grosso do Sul, áreas sul e Zona da Mata de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro. De acordo com a Climatempo, a maior parte do território nacional, no entanto, ainda deve se manter com baixa nebulosidade.

“A maior parte do Brasil continua com pouca nebulosidade por causa da umidade relativa do ar muito baixa. Nuvens de chuva se formam sobre vários locais do Norte do país e pelo litoral do Nordeste”, informa a Climatempo, em nota.

saiba mais

Geadas afetaram 156 mil hectares em Minas Gerais, estima Emater

Safras de café e açúcar do Brasil são novamente ameaçadas por frio extremo

 

No Sul a meteorologia aponta ocorrência de neve e geada em algumas regiões, como as serras gaúcha e catarinense. Em outras regiões, o alerta é para a possibilidade de ventos fortes, entre 80 e 90 quilômetros por hora no litoral e interior do Rio Grande do Sul, centro e oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas na região Sul devem variar de um a quatro graus nas mínimas e de 10 a 14 graus nas máximas. No centro-oeste, Cuiabá (MT) deve ter temperaturas variando de 16 a 25 graus. São Paulo deve registrar mínima de 9 e máxima de 12 graus.
Source: Rural

Leave a Reply