Skip to main content

O Dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira (28/7) para homenagear o trabalho com a terra, foi lembrado pelo governo federal com a imagem de um homem armado com espingarda caminhando pelo campo.

Embora não tenha relação com o cultivo de alimentos, a posse de armas foi destacada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) como uma das políticas voltadas para o campo, junto com o Plano Safra e a melhoria da infraestrutura rodoviária do país. Após críticas, a publicação foi apagada.

Foto usada pela Secom em homenagem ao Dia do Agricultor (Foto: Twitter/Reprodução)

 

“O @Govbr  também conseguiu reduzir a invasão de terras e está melhorando a infraestrutura das estradas, o que reduz os custos de transporte dos alimentos. Além disso, o Presidente @jairbolsonaro estendeu a posse de arma do proprietário rural a toda a sua propriedade”, destaca a postagem.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Aristides Santos, a escolha feita pela equipe de comunicação do governo para representar o homem do campo foi “inaceitável”.

saiba mais

Após críticas, governo apaga post com homem armado para homenagear agricultor

Agricultores protestam contra veto de Bolsonaro a medidas de apoio durante a pandemia

 

Acho que a melhor imagem que poderia ser apresentada hoje seriam os alimentos, ou uma ferramenta de trabalho. Mas a arma não. A arma não é o nosso símbolo, não é o símbolo da roça

Artistidees Santos, presidente da Contag

“Os agricultores familiares não se sentem representados por uma arma. Pelo contrário. Isso poderia ser para qualquer outro, menos um trabalhador rural. É inaceitável que o governo federal simbolize a importância do dia do agricultor numa arma. Estamos vivendo realmente tempos difíceis no Brasil”, criticou Santos.

Tweet feito pela Secom em homenagem ao Dia do Agricultor (Foto: Twitter/Reprodução)

 

Globo Rural entrou em contato com a Secom para entender por que a equipe de comunicação do governo optou pela imagem de um homem armado em detrimento de outras representações e como uma arma poderia ajudar na produção de alimentos, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Criado em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek na ocasião do centenário do Ministério da Agricultura, o Dia do Agricultor busca “reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais”.

saiba mais

Conflitos no campo bateram recorde em 2020, aponta levantamento

 

“Eu acho que essa imagem vai prejudicar ainda mais a imagem do governo. Tenho certeza que a sociedade como um todo, a opinião pública, não vê essas o agricultor familiar como portador de arma. O símbolo do agricultor é a sua roça, a sua ferramenta de trabalho. São os alimentos saudáveis que eles produzem e que chegam a mesa da população brasileira hoje”, observa o presidente da Contag.

Também procurada por Globo Rural, a Confederação da agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) não retornou até a publicação desta reportagem.
Source: Rural

Leave a Reply