Skip to main content

A Emater de Minas Gerais estima que a geada da última semana afetou cerca de 156,3 mil hectares plantados com café no Estado. O levantamento, que abrange municípios do Sul de Minas (77,8%) e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (21%), mostra que 9,5 mil produtores tiveram áreas atingidas. "E aproximadamente a metade desses cafeicultores precisará recorrer a crédito ou seguro rural para fazer frente aos danos constatados", disse a Emater em nota.

Lavoura de café atingida por geada em Minas Gerais (Foto: Emater/MG)

Nesta terça-feira, foram iniciadas também pesquisas sobre os prejuízos em outras culturas, como hortaliças e frutas. Os produtores rurais de Minas devem se preparar para uma nova onda de baixas temperaturas e formação de geadas a partir desta quarta-feira (28), alerta a Emater, com base no Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

De acordo com o alerta, a onda de frio intenso afetará com mais intensidade as mesorregiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro, centro/sul das regiões Central e Metropolitana, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. A previsão é que 541 municípios mineiros registrem de 10ºC até temperaturas negativas, com formação de geadas moderadas a fortes.

Os modelos meteorológicos de previsão de tempo apontam para a ocorrência de temperaturas negativas de forma generalizada no Sul de Minas e Campo das Vertentes nas madrugadas dos dias 30 e 31 julho, o que deverá provocar geada de média a forte intensidade nessas mesorregiões.

saiba mais

Minas deve perder 25% da safra de café em 2022 por causa das geadas

Geadas em áreas de café no Brasil geram temor de 'default'

 

"Geada também deverá ser observada em áreas do Triângulo Mineiro, sul da região Noroeste e Central, entre os dias 29 e 31 de julho. O dia 29 encontra-se como o mais seco dentro do período proposto deste aviso, aumentando a amplitude térmica e fazendo com que a madrugada posterior (30/07) seja a mais fria, com mínimas devendo marcar abaixo dos 7ºC na mesorregião Metropolitana, inclusive na capital Belo Horizonte e Região Metropolitana", informa o alerta meteorológico do Simge.
Source: Rural

Leave a Reply