Skip to main content

Após as geadas registradas em grande parte do Brasil nas últimas semanas, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) divulgaram uma avaliação sobre os impactos causados em diversas culturas.

Enquanto nas lavouras a maior preocupação é com a quebra de safra e os possíveis efeitos nas plantas menos afetadas, na pecuária o maior temor é o aumento do já ascendente custo de produção diante do impacto em grãos como o milho, por exemplo.

Lavoura de milho afetada por geada (Foto: REUTERS/Lucas Jackson)

 

saiba mais

Semana será de frio intenso em várias regiões do Brasil, com geada e chance de neve

Geadas em áreas de café no Brasil geram temor de 'default'

 

Citros

 

O frio intenso e as geadas em algumas áreas citrícolas no Estado de São Paulo aumentam as preocupações quanto à produção de laranjas na temporada atual e ao vigor das plantas para a próxima safra. Segundo o Cepea, porém, ainda é cedo para dimensionar danos efetivos.

"Algumas das frutas que foram afetadas pelas geadas do fim de junho/início de julho já estão com o interior seco e cristalizado", afirmam os pesquisadores. Também há preocupação com o limão tahiti, que é muito sensível a oscilações climáticas. O frio intenso já derrubou alguns frutos pequenos, brotamentos e flores.

Café

 

Geada no café em Mogiana Paulista (Foto: Andre Cunha/Arquivo Pessoal)

 

As geadas nas regiões produtoras de café arábica tiveram forte impacto no noroeste do Paraná, no Sul de Minas Gerais e em algumas localidades da Mogiana Paulista, porém, o setor ainda está avaliando a dimensão do dano nos cafezais.

As preocupações são especialmente com a produção da próxima temporada (2022/23). "Já é certo que o potencial produtivo será afetado, mas previsões mais exatas das perdas nas lavouras devem ser divulgadas nas próximas semanas", observa o Cepea.

Milho

As preocupações com o clima nas regiões produtoras têm impulsionado as cotações do cereal, afirma o Cepea, visto que as recentes geadas e as previsões de nova frente fria podem reduzir o potencial produtivo das lavouras.

Os pesquisadores ainda destacam que os produtores estão com atenções voltadas à colheita da safrinha, que segue atrasada em relação à temporada anterior em todas as regiões. "Assim, agricultores priorizam as entregas dos lotes negociados antecipadamente, aguardando o avanço da colheita para contabilizar as possíveis perdas de produtividade."

saiba mais

Minas deve perder 25% da safra de café em 2022 por causa das geadas

 

Trigo

 

As geadas das últimas semanas e a possibilidade de quedas bruscas na temperatura nesta semana e na primeira quinzena de agosto têm deixado agentes preocupados quanto ao impacto nas lavouras de trigo, afirma o Cepea.

"Mesmo que a cultura seja menos vulnerável às baixas temperaturas, especialmente nos estágios iniciais e intermediários de desenvolvimento, muitas áreas foram afetadas pelas geadas verificadas em períodos anteriores", observam os pesquisadores.

Mandioca

Na maioria das regiões produtoras acompanhadas pelo Cepea, é o déficit hídrico que preocupa agricultores, especialmente os que semearam em junho. A possibilidade de geadas nesta semana pode ter efeitos sobre a oferta de manivas para o plantio da safra 2021/2022.

"Diante destes fundamentos, a oferta de raízes deve continuar abaixo das expectativas de agentes nos próximos períodos, enquanto a demanda pela matéria-prima deve seguir elevada", ressalta o estudo.

Açúcar

Colheita de cana-de-açúcar em Pradópolis (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

Conforme o Cepea, o mercado de açúcar já esperava uma queda na produtividade dos canaviais da região Centro-Sul devido ao clima seco do ano passado. Porém, o recuo pode se intensificar devido às baixas temperaturas das últimas semanas.

"Nota-se, inclusive, que o período de produção deve ser mais curto neste ano, com algumas usinas já programando o fim da moagem para outubro", observam os pesquisadores.

Etanol

O clima adverso que tem prejudicado a produção de cana-de-açúcar em algumas regiões do Centro-Sul impacta as usinas no mercado de etanol. A extensão dos danos nos canaviais devido às recentes geadas ainda não foi completamente mensurada, mas uma redução da produção acima daquela já anunciada no início do ano-safra tem sido prevista.

"Algumas unidades produtoras estão fora do mercado, analisando as perdas e tomando decisões necessárias para mitigar os efeitos danosos", diz o Cepea, apontando que a falta de chuva e o anúncio de queda brusca e intensa da temperatura nesta semana têm criado apreensão no mercado sucroenergético.

saiba mais

Safras de café e açúcar do Brasil são novamente ameaçadas por frio extremo

 

Boi

 

Como o período atual já é de confinamento, o maior impacto das baixas temperaturas na produção de boi gordo é na alimentação.

"No confinamento, o custo com a alimentação é alto, mas, em dias de geada, o animal tradicionalmente come menos, prejudicando o ganho de peso. Assim, a oferta de animais prontos para o abate tende a diminuir", diz o Cepea.

Leite

 

Produção de leite (Foto: Getty Images)

 

De acordo com o Cepea, o prejuízo à alimentação torna a atividade leiteira mais dependente do concentrado, que também vem registrando custos altos – o milho vem se valorizando devido aos danos provocados pelo clima adverso.

Esse cenário, segundo a análise dos pesquisadores, deve afetar o volume de produção do leite nos próximos períodos.

Aves e suínos

 

A influência do clima adverso no milho – seca durante a semeadura e o desenvolvimento das lavouras e geadas recentes – tem impulsionado os valores do cereal, o que afeta diretamente os custos de produção desses setores, destaca o Cepea.

saiba mais

Clima piora qualidade do milho e trigo no PR em meio a previsão de geada

 
Source: Rural

Leave a Reply