Skip to main content

Com o objetivo de ajudar o criador de gado do Pantanal a produzir de forma mais sustentável, WWF-Brasil, Embrapa Pantanal e Wetlands Internacional vão lançar na terça-feira (27/7) o Guia de melhores práticas pecuárias da planície pantaneira.

O documento detalha, de forma didática e simples, como o pecuarista pantaneiro pode atuar em um sistema diferenciado de produção em áreas naturais com boa convivência com a rica biodiversidade pantaneira, fazendo disso um diferencial para seu negócio.

Criação de gado (Foto: Divulgação)

 

Além disso, identifica e analisa as boas práticas de pecuária na planície pantaneira e relaciona com os serviços ecossistêmicos do bioma.

Outro destaque é a explicação sobre o que é necessário fazer em caso de necessidade de limpeza da pastagem ou uso de queima prescrita, bem como orienta sobre consumo de água, destinação de resíduos, plano de manejo para o rebanho, plano de gestão para a propriedade e até sucessão familiar.

saiba mais

Projeto de pecuária sustentável aumenta produtividade em fazendas do Pantanal

Altura do pasto reduz emissão de gases de efeito estufa na pecuária, aponta pesquisa

 

Flávia Araújo, analista de conservação do WWF-Brasil, explica que “o conteúdo foi  elaborado  por  vários  autores  que, com  suas  experiências  e  estudos,  indicam diversas  possibilidades  de  conhecer  e  melhorar  as  práticas  do  produtor  de  gado de corte". 

“Um dos focos de atuação da Embrapa Pantanal é o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a pecuária sustentável. E esse guia vem ao encontro do cumprimento da nossa agenda de prioridades, ao disponibilizar informações e tecnologias de maneira acessível aos produtores pantaneiros e técnicos”, diz Catia Urbanetz, pesquisadora e chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade

“O guia vem como um forte instrumento para divulgarmos conhecimentos, boas práticas agropecuárias e tecnologias que visam auxiliar os produtores pantaneiros no aumento de sua produtividade de forma sustentável ", destaca Thiago Coppola, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia.

Para Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil, "o guia vem trazer uma contribuição significativa tanto para o produtor quanto para o meio ambiente e para a manutenção da própria prática pecuária".

saiba mais

Pecuária e desmatamento: causa ou consequência?

Projeto de pecuária mitigou 114 mil toneladas de CO2 no Mato Grosso em 5 anos

 
Source: Rural

Leave a Reply