Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (22/7).

Geada no trigo

(Foto: Reuters)

 

A massa polar que provocou geadas na Região Sul a partir de domingo (18/7) não deve comprometer o desenvolvimento da maior parte das lavouras de trigo no Paraná e no Rio Grande do Sul, segundo produtores e técnicos agrícolas. Na avaliação deles, o impacto das geadas sobre a produtividade do trigo paranaense tende a ser pontual, já que uma área ainda pequena está em floração, fase em que o fenômeno pode ser prejudicial. Já no Rio Grande do Sul, onde a lavoura é instalada mais tarde, as geadas não afetam o desenvolvimento vegetativo da planta. E as temperaturas bem baixas são benéficas para a boa evolução da safra.

Seguro rural

(Foto: Alessandro Miranda/Arquivo Pessoal)

 

Geadas registradas no centro-sul do País têm prejudicado lavouras de milho, cana-de-açúcar e café. Perdas têm sido contabilizadas por produtores rurais de diversas regiões, o que pode elevar ainda mais a percepção sobre a importância de se contratar o seguro agrícola. Só entre janeiro e abril deste ano, o número de contratações aumentou 41% em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, de acordo com a Fedreação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Carne nos EUA

As exportações brasileiras de carne bovina aos Estados Unidos vem crescendo em 2021 e surpreendendo o setor. O país, inclusive, já é o 3º principal destino da proteína nacional, atrás apenas da China e de Hong Kong. De janeiro a junho de 2021, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada -(Cepea-Esalq/USP), os embarques aos EUA atingiram recorde de 42,48 mil toneladas – mais que o dobro do volume exportado na primeira metade de 2020 (20,1 mil toneladas) e 2019 (16,9 mil toneladas).

Soja no Brasil

A alta remuneração projetada para a cultura da soja na próxima safra deve elevar em 6,7% a área de plantio da oleaginosa, para 40,85 milhões de hectares, estimou nesta quarta-feira a consultoria Pátria AgroNegócios em seu primeiro levantamento para a temporada 2021/22.

Amazônia

(Foto: Marizilda Cruppe/Rede Amazônia Sustentável)

 

Árvores e plantas em florestas afetadas pelo fenômeno climático El Niño e pelas queimadas induzidas pelo ser humano continuam morrendo a uma taxa acima do normal por até três anos, liberando mais carbono na atmosfera. Foi o que aconteceu na Amazônia, segundo o artigo ‘Rastreando os impactos da seca pelo El Niño e do fogo nas florestas amazônicas modificadas antropicamente’, publicado pela PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences dos Estados Unidos da América), nesta semana.

Combate a incêndios

(Foto: Isaac Amorim/MJSP)

 

Casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal terão, a partir de agora, um planejamento específico que prevê inclusive a antecipação de ações. Lançado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, prevê a Operação Guardiões do Bioma. A estratégia envolverá cerca de 6 mil profissionais na prevenção, repressão e investigação de tais ocorrências.

Festa do Peão

(Foto: Miguel Schincariol/Ed. Globo)

 

Foi confirmado nesta quinta-feira (22/7) o adiamento da 65ª Festa do Peão de Barretos para o período de 18 a 28 de agosto de 2022. A tradicional festa já havia sido cancelada no ano passado, também devido à pandemia da Covid-19. Para compensar os fãs de rodeio, serão transmitidas no próximo mês lives pelo canal do Youtube da organização durante o dia e a noite com provas cronometradas e montarias, sem a presença de público na arena.

Caminhos da Safra

(Foto: Editora Globo)

 

A Revista Globo Rural realiza na próxima sexta-feira (23/7) a terceira live da 9ª edição do Caminhos da Safra, quando receberá as convidadas Elisangela Lopes, assessora técnica de logística e infraestrutura na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Fernanda Rezende, gerente executiva de gestão e projetos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), para um bate papo sobre a importância das estradas vicinais para a logística nacional.

Vigilância agropecuária

gael-hunter-caes-farejadores (Foto: Ministério da Agricultura)

 

O Ministério da Agricultura informou ter reforçado a fiscalização com o uso de cães em portos, aeroportos e postos de fronteira. Gael e Hunter, da raça pastor belga malinois, passaram a integrar a equipe de vigilância agropecuária, que já conta com outros quatro espécimes: Léo, Frida, Meg e Vamp.
Source: Rural

Leave a Reply