Skip to main content

A chegada de frutas brasileiras ao Porto de Algeciras, na Espanha, está normalizada e não houve mais bloqueios de carga neste mês. Foi o que informou, nesta sexta-feira (23/7), à Globo Rural, Regina Recio Galiana, subdiretora do Departamento Comercial da Autoridade Portuária local.

Navio no Porto de Algeciras, na Espanha (Foto: Reprodução/Twitter)

 

Segundo ela, Algeciras mantém relações comerciais com dez portos brasileiros e recebe, anualmente, 95 mil toneladas em média de frutas brasileiras. O volume mensal varia ao longo do ano, atingindo 15 mil toneladas nos meses de pico da importação do melão. Na média, são desembarcadas no porto cerca de 7.900 toneladas por mês.

“A Autoridade Portuária da Baía de Algeciras tem um relacionamento muito bom com os principais portos brasileiros. Prova disso é o MOU (Memorando de Entendimento) assinado com o Porto de Santos em 2008. Nosso compromisso com o mercado brasileiro é firme e por isso participamos da feira Intermodal da América do Sul, que acontece em São Paulo, há 15 anos”, afirmou Galiana.

saiba mais

Maior exportador de manga do Brasil tem carga de 92 t barrada na Espanha

 

No início deste mês, quatro carregamentos de frutas brasileiras chegaram a ser bloqueados no porto de Algeciras. Também nesta semana, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) confirmou que os embarques de produtos como manga e limão voltaram à normalidade.

“Foi uma interpretação estranha das autoridades sanitárias espanholas com base no regulamento da União Europeia, que não foi seguida por nenhum outro país. Nem os importadores sabiam o que estava acontecendo. Questionamos os motivos, mas não obtivemos nenhuma resposta”, disse à Globo Rural, o gerente de projetos da entidade, Jorge Luis de Souza.

Leia mais notícias sobre Hortifruti

As ceras de recobrimento são usadas para regular a troca de água e gases (oxigênio e dióxido de carbono) da fruta. Isso permite diminuir a perda de peso durante o armazenamento e, em alguns casos, evitar distúrbios fisiológicos pós-colheita, como danos por frio ou rachadura da casca, além de fornecer brilho para melhorar a aparência externa.

O executivo da Abrafrutas informou ainda que, diante do ocorrido com as cargas enviadas ao Porto de Algeciras, os produtores fizeram substituíram a cera, o que eliminou o problema. Segundo Souza, o insumo é barato: custa R$ 10 para cobrir uma tonelada de frutas.
Source: Rural

Leave a Reply