Skip to main content

O contrabando de oito bovinos vindos da Argentina para o Rio Grande do Sul foi flagrado quarta-feira (21/7) pela Brigada Militar gaúcha, informou em nota a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado. A Brigada integra o Programa Sentinela, que fiscaliza o ingresso ilegal de animais nas fronteiras gaúchas a fim de prevenir riscos de contaminação dos animais por febre aftosa e outras doenças.

De acordo com as autoridades gaúchas, animais apreendidos foram enviados para abate imediato, de acordo com o previsto em lei (Foto: Divulgação/SEAPDR)

 

 

Recentemente, o Rio Grande do Sul foi reconhecido como área livre de aftosa, sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Conforme o coordenador do Programa Sentinela, Francisco Lopes, os bovinos foram atravessados a nado pelo Rio Uruguai.

"Foram apreendidos e encaminhados para abate imediato, segundo previsão legal, devido ao risco sanitário, visto que o status para febre aftosa do Rio Grande do Sul é superior ao da Argentina, que ainda pratica a vacinação", disse.O inquérito criminal deverá ser aberto junto à Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo para apurar a materialidade e autoria do crime.

saiba mais

Venda de carne brasileira aos EUA mais do que dobra no primeiro semestre de 2021

América Latina irá defender produção de carne bovina em cúpula da ONU

 
Source: Rural

Leave a Reply