Skip to main content

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta segunda-feira um edital público para construção de ferrovia estadual que vai ligar os municípios de Rondonópolis à capital Cuiabá e às cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no norte do Estado por meio de dois ramais.

Ferrovia (Foto: Rumo/Divulgação)

A Rumo, responsável pela concessão da ferrovia federal que liga Rondonópolis até o Porto de Santos (SP), já manifestou interesse no projeto, que envolve um trajeto de cerca de 730 quilômetros.

Segundo o governo matogrossense, o projeto tem previsão de ser concluído em sete anos e deve envolver investimentos da ordem de 12 bilhões de reais. A licitação usará o modelo de regime privado, por meio do qual o investidor assume todo o risco do projeto. A concessão terá prazo de 45 anos de operação.

Desde o ano passado, a Rumo já vinha indicando interesse em participar de uma extensão da malha ferroviária no Mato Grosso, para interligar regiões do Estado à malha federal.

saiba mais

Governo vai criar centro de pesquisa em transporte ferroviário

TAC deve garantir investimento de R$ 3,2 bilhões em trecho da BR-163 em Mato Grosso

 

"Tivemos diálogo com o governo federal a esse respeito", afirmou o governador Mauro Mendes em transmissão, ao anunciar o chamamento público da concorrência, cujo prazo de manifestação de interessados será de 45 dias.

O agronegócio responde por cerca de metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Mato Grosso, que é uma das principais regiões produtoras de grãos e carne bovina do país.
Source: Rural

Leave a Reply