Skip to main content

Informações em tempo real e na palma da mão sobre o manejo correto da lavoura, dados atualizados sobre clima, disponibilidade de nutrientes no solo, pragas, previsão do tempo e quantidade de alimentos nos cochos dos animais.

Para detalhar a dimensão do impacto da revolução digital no campo e ajudar a entender como as novas tecnologias conectam máquinas, coisas e pessoas, o Instituto TIM lançou um curso gratuito que aborda a transformação digital no agronegócio.

Tecnologia tem contribuído para melhorar resultados no campo (Foto: Hexagon/Divulgação)

 

Voltado para trabalhadores e empresários do agro, estudantes de agronomia ou cursos similares e pessoas interessadas em entender a relação entre campo e tecnologia, o curso “Conectividade: a transformação digital do agronegócio” aborda três temas: transformação digital, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e inteligência artificial.

São 18 horas de conteúdo em vídeos, textos e atividades. Disponível na plataforma TIM Tec, as aulas explicam como funcionam as diferentes redes de telecomunicações — do 2G ao 5G —, a comunicação entre máquinas (M2M) e ensina como aproveitar todas as tecnologias disponíveis para alavancar negócios no campo.

saiba mais

Com oportunidade e acesso à tecnologia, jovens fincam pé no campo e conquistam prêmios

Congressos voltados a mulheres e jovens do agro abrem inscrições

 

 

O curso aborda também os aspectos históricos do agronegócio, as revoluções pelas quais o setor já passou e as mudanças trazidas pelas novas tecnologias, focando na realidade do aluno, que já convive com boa parte dessas ferramentas no seu dia a dia.

Com cobertura 4G no campo alcançando mais de 6 milhões de hectares, a TIM vem reforçando sua presença no agro com ações como a participação na fundação da associação ConectarAGRO e alianças estratégicas com hubs de startups para fomentar a automação das lavouras.

Leia mais notícias sobre Pesquisa e Tecnologia

“É mais um passo para democratizar o acesso às tecnologias de conectividade — e outras que estão na iminência de serem implantadas, como o 5G — para todas as pessoas envolvidas no agronegócio. O campo conectado pode aumentar a produtividade e a qualidade da produção rural”, ressalta Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

saiba mais

Startups do agro com serviços e tecnologia ao produtor atraem mais investidores

 

 
Source: Rural

Leave a Reply