Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (14/7) no site da Globo Rural.

Carnes mais caras

Unidade de produção de frangos no Brasil (Foto: Fabisno Accorsi/Ed. Globo)

 

Em meio ao cenário de quebra de safra de milho, cotações em alta e pressão sobre os custos de produção, a indústria de aves e suínos admite a possibilidade de novos aumentos nos preços para os próximos meses.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor, os repasses feitos anteriormente foram inevitáveis, mas ainda não alcançaram os atuais níveis de custos.

Alívio nos custos

Aviário (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos interromperam uma sequência de dois meses de aumento e fecharam junho em queda, segundo estudos da Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAS).

Tanto o índice para o frango quanto o de suíno voltaram a ficar abaixo dos 400 pontos, o que não ocorria desde março deste ano.

Alta na exportação de ovos

Produção de ovos (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A exportação brasileira de ovos (in natura e processados) acumulou alta de 145,1% no primeiro semestre de 2021. No total, foram exportadas 5,6 mil toneladas, em comparação com 2,3 mil toneladas no mesmo período do ano passado, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

As vendas externas do semestre proporcionaram receita de US$ 8,024 milhões, desempenho 152,9% superior ao realizado nos seis primeiros meses de 2020, com US$ 3,173 milhões.

Sojicultores pagos por serviços ambientais 

Produtor de soja na lavoura (Foto: Sergio Ranalli)

 

Produtores de soja brasileiros estão sendo pagos para promover a agricultura sustentável, de acordo com os organizadores de uma nova iniciativa que envolve 55 produtores nos Estados do Maranhão e Mato Grosso, no coração agrícola do país.

O programa, que recompensa produtores por seus "serviços ambientais", evidencia a crescente pressão sobre o agronegócio brasileiro, que precisa promover a transição para um modelo que elimine o desflorestamento da sua cadeia, neutralizando sua pegada de carbono no processo.

Impostos à indústria de pneus

Trator no campo (Foto: Editora Globo)

 

Os fabricantes nacionais de pneus defenderam nesta quinta-feira o fim da medida do governo federal que no início do ano zerou o imposto de importação do produto voltado ao transporte de carga, afirmando que além de gerar vantagem desleal para produtores fora do país e perda de arrecadação, não colabora para reduzir custos dos caminhoneiros autônomos como foi alardeado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) citou dados que afirmam que em maio o Brasil registrou a maior importação de pneus dos últimos 10 anos, 274 mil. O volume representa alta de 74,5% em relação à média mensal desde 2017.

Hortaliças mais baratas

Cesta de hortaliças (Foto: Getty Images)

 

Os preços das hortaliças nas principais centrais de abastecimento do país apresentaram queda no mês passado, de acordo com o Boletim Prohort, divulgado nesta quinta-feira (15/7) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Batata e cebola apresentaram maiores reduções de preço, informa o relatório que, a partir deste mês, passa a incluir os valores praticados na Ceasa de Rio Branco (AC).

Congresso Brasileiro do Agronegócio

Sistema de integração lavoura-pecuária (Foto: Gabriel Faria/Embrapa)

 

No 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, marcado para 2 de agosto, nomes relevantes do agronegócio nacional serão homenageados pela cadeia produtiva do setor. O evento será realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3.

As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas. O tema central para esta edição é “Nosso Carbono é Verde”. Os participantes poderão debater e assistir às avaliações de especialistas em três painéis: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo, e O Futuro do Agro no Comércio Mundial.

Luto no Quarto de Milha

Ruy Moraes Terra, um dos pioneiros na criação de cavalos Quarto de Milha, morreu aos 92 anos (Foto: ABQM/Divulgação)

 

Um dos pioneiros na criação de cavalos Quarto de Milha no Brasil, Ruy Moraes Terra morreu aos 92 anos de idade em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que lamentou o falecimento em seu site, Terra foi responsável pela construção do tattersall, onde ocorreram os primeiros leilões da raça, e pela obra de uma das primeiras arenas cobertas do país, uma das maiores da América Latina.

Espécies ameaçadas na Amazônia

Fumaça de incêndio na Floresta Amazônica perto de Porto Velho (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

 

Mais de 10 mil espécies de plantas e animais correm o risco de extinção devido à destruição da floresta amazônica – 35% da qual já foi desmatada ou degradada, segundo esboço de um relatório científico.

Produzido pelo Painel Científico para a Amazônia (SPA, sigla em inglês), o relatório de 33 capítulos reúne pesquisas sobre a maior floresta tropical do mundo de 200 cientistas ao redor do globo. É a avaliação mais detalhada do estado da floresta até agora e deixa claro tanto o papel vital da Amazônia ao clima do mundo quanto o profundo risco que está sofrendo.
Source: Rural

Leave a Reply