Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (14/7) no site da Globo Rural.

Bolsonaro no hospital

Foto divulgado por Bolsonaro nas redes sociais. Presidente fez 66 anos em março e teve Covid-19 no ano passado (Foto: Divulgação)

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, deu entrada de madrugada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, com fortes dores abdominais. Em nota, a Secom disse que a hospitalização se deu por orientação de sua equipe médica para determinar a origem do soluço recorrente que vem atingindo o presidente.

A decisão de levar Bolsonaro a São Paulo foi tomada pelo cirurgião Antonio Macedo, que operou Bolsonaro algumas vezes depois da cirurgia a que ele se submeteu após levar uma facada em 2018. Diante do quadro de obstrução intestinal, há possibilidade de o presidente ser submetido a uma cirurgia de emergência.

Vigilância agropecuária

Efetivo de fiscais federais agropecuários registrou queda de 37,3% nos últimos 20 anos (Foto: Divulgação/Anffa-Sindical)

 

O serviço de vigilância agropecuária nos portos e aeroportos brasileiros, que atua na fiscalização das importações e exportações do agronegócio, está trabalhando próximo do seu limite e com um risco “iminente” de paralisação.

As observações foram feitas pelo presidente e pelo vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) nesta quarta-feira (14/7). De acordo com os dirigentes, a categoria acumula horas extras para fazer frente ao aumento das vendas internacionais do setor nos últimos anos.

Crescimento do agro

Colheita de soja no Mato Grosso (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O Ministério da Economia projeta que a agropecuária brasileira encerrou o segundo trimestre deste ano com um crescimento de 3,8% em comparação com o mesmo período no ano passado.

É o que informa o boletim macrofiscal referente a julho deste ano, divulgado nesta quarta-feira (14/7) pela Secretaria de Política Econômica. Em comparação com o primeiro trimestre, a pasta avalia que houve retração de 1,17% no setor.

Piso mínimo de frete

Caminhão transportando carga em estrada (Foto: José Medeiros/ Editora Globo)

 

A Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) considera que o novo reajuste do piso mínimo do frete rodoviário, atualizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é defasado e equivocado.

"A tabela já saiu defasada porque não inclui a alta total do diesel no período. Além disso, o reajuste foi totalmente equivocado por considerar o IPCA e não um estudo completo sobre o setor", avaliou o presidente da Abrava, Wallace Landim, conhecido como Chorão.

Alimentação escolar

Acordo de cooperação foi firmado pelos ministérios da Agricultura e Educação (Foto: Ministério da Agricultura)

 

Ampliar o acesso dos agricultores familiares e agricultores indígenas ao mercado da alimentação escolar dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O governo federal repassa R$ 4 bilhões a Estados e municípios para o PNAE. Por lei, 30% desses recursos devem ser utilizados na compra direta de produtos da agricultura familiar, sem a necessidade de licitação, mas alguns Estados não conseguem atingir esse percentual mínimo, por questões logísticas e de produção local.

Mistura de biodiesel

Trabalhador com amostra de biodiesel em Iraquara (BA) (Foto: REUTERS/Jamil Bittar)

 

A obrigatoriedade de mistura de 12% do biodiesel no óleo diesel fóssil no 81º Leilão de Biodiesel deve resultar em vendas de cerca de 200 milhões de litros a mais na comparação com o volume esperado caso fosse mantido o porcentual de 10%, projeta a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

"Estimamos que serão quase 200 milhões de litros de biodiesel que serão vendidos a mais em setembro e outubro e que vão substituir o diesel fóssil", disse o economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral.

"Teste rápido" para agrotóxicos ilegais

Espectrômetro em teste no Paraná foi adquirido por meio de Termo de Compromisso de Cooperação Ambiental (TCCA) firmado após operação de combate à venda ilegal de agrotóxicos pela internet (Foto: Divulgação)

 

A partir de setembro deste ano, a fiscalização agropecuária no Paraná contará com uma nova arma contra a venda de agrotóxicos ilegais no Estado: espectrômetros.

O equipamento permitirá reduzir de semanas para poucos segundos a análise dos materiais suspeitos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura (Mapa), da Polícia Federal (PF) e da Agência de Defesa Agropecuária local (Adapar).

Bilhões de dólares para algodão

Colheita de algodão em fazenda do Grupo AMaggi (Foto: AMaggi)

 

A AMaggi anunciou ter conseguido um financiamento de US$ 209,5 milhões para expandir sua produção de algodão em Mato Grosso. Em nota, a empresa informou que os recursos serão utilizados em pelo menos quatro fazendas nos próximos três anos.

Segundo a companhia, a produção a ser financiada se enquadra a programas socioambientais, como Algodão Responsável Brasil e Better Cotton Iniciative (BCI).

Sapo que brilha

Sapinho da neblina descoberto em São Paulo (Foto: Thais Condez)

 

Uma nova espécie de sapinho pingo-de-ouro foi descoberta no Parque das Neblinas, na região da Serra do Mar de São Paulo.

O Brachycephalus ibitinga, ou sapinho da neblina, costuma medir entre 1,1 e 1,7 cm e chama atenção por sua coloração alaranjada e pela hiperossificação dérmica: uma estrutura que envolve parte da cabeça e do corpo do animal, e que brilha sob luz ultravioleta.
Source: Rural

Leave a Reply